No que diz respeito as informações permitem identificar no território brasileiro uma organização em "ilhas" no período Colonial, assinale a alternativa incorreta. *
1 ponto
a) A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações européias.
b) A maioria da população no período Colonial no séc. XVII e XVIII continuou no interior do território; com maior integração nacional.
c) Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os quais motivaram o desdobramento do Rio Amazonas e também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste.
d) A produção com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation)
2 - O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de forma fragmentada os chamados "arquipélagos econômicos". Assinale a opção incorreta do enunciado acima. *
1 ponto
a) A cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a ocorrer a partir da década 1960.
b) Na região Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a produção de algodão.
c) Na Amazônia desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção da borracha.
d)Já na Região do Sudeste, destacou-se a atividade de mineração, tendo Santa Catarina como seu grande centro produtor.
3 - Com relação a produção agropecuária no ciclo do ouro no século XVII. Diante desta afirmação, assinale a alternativa incorreta. *
2 pontos
a) No século XVII, houve aumento da área destinada ao cultivo de cana-de-açucar e á prática da pecuária.
b) Com a descobertas de ouro e pedras preciosas no atual estado de Minas Gerais, o principal objetivos do governo passou a ser extrair ao máximo esses produtos, deixando a produção de cana-de-açucar e de alimentos em segundo plano.
c) Com deslocamento dos tropeiros com seus rebanhos dificultou a formação dos núcleos ao longo dos eixos de expansão agropecuária.
d) Com a atividade mineração eram necessários alimentos e animais para tração e transporte, a pecuária prosseguiu seu avanço para o norte, o sul e o interior, nos séculos XVII e XVIII.
Soluções para a tarefa
1 - b) A maioria da população no período Colonial no séc. XVII e XVIII continuou no interior do território; com maior integração nacional.
A maior parte da população estava no litoral, embora já tivessem um aventureiros no interior, ainda não era uma quantidade suficiente de pessoas para dizer que era a maioria.
2 - d)Já na Região do Sudeste, destacou-se a atividade de mineração, tendo Santa Catarina como seu grande centro produtor.
O sudeste tinha mineração, mas era Minas gerais que se destacava. Além disso, o sudeste se destacou mesmo pela produção agrícola, principalmente o café. E Santa Catarina fica no sul, não no sudeste.
3 - c) Com deslocamento dos tropeiros com seus rebanhos dificultou a formação dos núcleos ao longo dos eixos de expansão agropecuária.
Os tropeiros eram os principais responsáveis pela formação dos núcleos ao longo dos eixos da expansãoa agrícola.