História, perguntado por henriquep4032, 10 meses atrás


No que diz respeito as bases fundadoras do pensamento filosófico clássico, o ato de filosofar estaria relacionado à purificação da alma com relação aos vícios corporais, que se caracterizaria por “entender a necessidade de uma vida dirigida por valores superiores, integrar o corpo a um ideal maior que conduzisse a coragem e agisse sobre as necessidades materiais concretas”.

AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018, p. 21.

 
Acerca da relação estabelecida entre corpo e alma, descrita acima, é correto afirmar que se trata do(a):

Alternativas

Alternativa 1:

Sofismo.

Alternativa 2:

Maiêutica.

Alternativa 3:

Helenismo.

Alternativa 4:

Imaterialidade.

Alternativa 5:

Dualismo psicofísico.

Alguém responda o mais rápido possível por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
18

A relação descrita é a do dualismo psicofísico, alternativa 5.

Em Filosofia, Dualismo quer dizer um aspecto de duas naturezas para qualquer coisa. No caso dos seres humanos, ser "dual" significa, na maioria das vezes, ser corpo e alma (ou emoção e razão).

No texto a ideia é que a alma (ou a razão) "purifica" o corpo das suas tendências destrutivas e "baixas", conduzindo-a à perfeição suprema. Este modo de conceber as coisas é a base da Teologia Cristã, que teve a sua fundamentação na filosofia Patrística,

Respondido por amsantos54
6

Resposta:

Alternativa 5

Explicação:

O filosofar é uma forma de purificar a alma dos vícios corporais” (NETO; DESTRO, 2009, p. 7). Entender a necessidade de uma vida dirigida por valores superiores, integrar o corpo a um ideal maior que conduzisse a coragem e agisse sobre as necessidades materiais concretas. Essa relação entre corpo e alma é conhecida como dualismo psicofísico

Perguntas interessantes