“No que diz respeito aos temperos, o que chama a atenção em primeiro lugar são as especiarias: em nenhuma época da história europeia elas tiveram um papel tão importante quanto nos séculos XIV, XV e XVI. Elas nunca foram tão importantes na cozinha, pelo seu número, pelas frequências do seu emprego e pelas quantidades utilizadas – e isso em todas as cozinhas aristocráticas da Europa, embora essas se tenham revelado muito diferentes umas das outras. E nunca também, as especiarias tiveram tanto peso no comércio internacional – basta considerar o valor das mercadorias transportadas e os esforços das grandes potências marítimas para monopolizar seu comércio. Foi a busca das especiarias – assim como do ouro e da prata – que lançou os europeus à conquista dos oceanos e dos outros continentes, revolucionando com isso a história do mundo”. Tempero, cozinha e dietética nos séculos XIV, XV e XVI, por Flandrin, Jean-louis in: História da alimentação, São Paulo, Estação Liberdade, 1998, cap. 28, p. 478.
Diante do texto acima, a primeira pergunta que surge é “por que especiarias? ”, tidas como remédios no fim da idade Média, por povos tementes a outra peste, que dizimou cerca de 1/3 da população da Europa. Quais os motivos que levaram os europeus a se arriscar em mar aberto? O que os europeus encontraram no processo das grandes navegações? Quais as consequências das descobertas, especialmente na América?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Especiarias naquele tempo, por ser muito caro, dava um certo status para que as usava. Este comercio lucrativo gerou um acumulo de riquezas, especialmente na península da Itália.
Os europeus com o fim de Constantinopla, tiveram que começar a explorar os mares, assim inaugurando a Idade Moderna.
Encontraram produtos como a batata, chocolate, tomate e o pimentão (todos são atualmente especialidades europeias), além de intensificarem produtos já conhecidos.
As consequências: Entrada de novos produtos no mercado mundial, mais terras para serem ocupadas por pessoas (aumento do mercado consumidor (nº de consumidores)) e muitos outros fatores.
acredito que seja isto... bjus
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás