Filosofia, perguntado por effectwoodz, 7 meses atrás

No que diz respeito aos JUÍZOS DE FATO (OU REALIDADE) e os de VALOR, analise as alternativas abaixo e assinale o que for INCORRETO: *

a) Se dissermos “está chovendo”, estaremos enunciando algo constatável por qualquer um de nós e o juízo proferido é um juízo de fato. Se, porém, dissermos “a chuva é boa” ou “a chuva é bela” estare-mos interpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.
b) Os juízos de valor são utilizados na religião, na política, no direito e nas artes. Já os juízos de fato, nas ciências
c) Juízos de valor são aqueles que dizem o que são, como são e por que são as coisas, são, portanto des-critivos, necessários e universais.
d) Juízos de fato NÃO avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis porque são explicativos e não avaliativos.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
2

JUÍZOS DE FATO e JUÍZOS DE VALOR, a alternativa INCORRETA é:

c) Juízos de valor são aqueles que dizem o que são, como são e por que são as coisas, são, portanto descritivos, necessários e universais.

Sempre que "olhamos" para a realidade, no nosso dia-a-dia, nos deparamos com os "valores" que formamos durante nossa vida. Continuamente interpretamos a nós mesmos e nossa relação com a natureza, acrescentando novos sentidos.

Nossos valores são baseados em juízos que fazemos da realidade. Fazemos juízos de fato, quando dizemos o que as coisas são, como são e por que são.  Porém, como seres morais, tendemos a impregnar nossas impressões com apreciações, então fazemos juízos de valor.

Por isso, quando afirmamos: "está chovendo", é um juízo de fato, é uma fato científico. Mas se concluirmos que "a chuva é boa para as plantas", então estamos fazendo um juízo de valor, é uma apreciação com valor ético.

Bons estudos!


effectwoodz: pode me ajudar em mais algumas?
Perguntas interessantes