Geografia, perguntado por laisinacio321, 9 meses atrás

no que diz respeito a xenofobia, NAO podemos dizer:

A) É o termo de referência ao sentimento de hostilidade e odio manifestado contra pessoas poe elas serem estrangeiras.
B) É o termo usado para apresentar a grande duversidade cultural, com a presença de diversos idiomas e custumes entre os povos do mundo.
C) Na Europa, destaca-se a xenofobia contra pessoas de origem árabe ou que praticam o islamismo.
D) Sao os imigrantes que deuxam swu pais de origem voluntariamente.​

Soluções para a tarefa

Respondido por dbz4947
1

Resposta:

HOME SOCIOLOGIA XENOFOBIA

XENOFOBIA

SOCIOLOGIA

Xenofobia é o conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou são vistas como forasteiras.

A xenofobia é o nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras (ou por serem enxergadas como estrangeiras). Esse preconceito social tornou-se mais comum em virtude do grande fluxo de migrações que tem acontecido.

A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos. No Brasil, também se vivencia esse problema, principalmente contra os imigrantes venezuelanos e haitianos.

Leia também: Racismo: racismo estrutural, causas, exemplos e lei

Significado

A palavra xenofobia surgiu da junção de duas palavras do idioma grego: xénos (estrangeiro, estranho) e phóbos (medo). Significa, portanto, “medo do diferente” ou “medo do estrangeiro”. No sentido clássico da palavra, o seu significado foi muito utilizado para retratar a aversão que pessoas podem sentir de um grupo estrangeiro, mas também pode ser empregado para a aversão contra pessoas do mesmo país, mas que são consideradas forasteiras.

O ódio e repulsa que caracterizam a xenofobia estão, geralmente, relacionados com questões históricas, sociais, econômicas, culturais, religiosas etc. A xenofobia sempre é fruto do desconhecimento do outro e surge acompanhada de estereótipos que reforçam o preconceito sobre determinado grupo. Esse preconceito também pode ser acompanhado de etnocentrismo, a noção de que a própria cultura é superior à outra.

Por se tratar de um preconceito, a xenofobia está diretamente relacionada com atitudes e comportamentos violentos e discriminatórios. Sendo assim, pessoas xenófobas costumam praticar atitudes que segregam (excluem) aqueles considerados estrangeiros. Alguns até mesmo praticam atos de violência física.

Acesse também: Antissemitismo, a aversão contra judeus

Exemplos de xenofobia

A xenofobia está diretamente relacionada com o fenômeno da migração, que caracteriza o mundo atualmente. A migração de pessoas ocorre por fatores múltiplos, como fuga de violência ou de guerra, procura por melhores oportunidades de vida etc. Isso faz com que determinadas pessoas de nacionalidades ou regiões específicas sejam alvos de preconceitos e estereótipos, além de vítimas da xenofobia.

Xenofobia no mundo

Xenofobia nos EUA

Explicação:

espero ter ajudado e desculpa pelo texto grande


laisinacio321: qual e a letra da resposta ?
dbz4947: 1 a resposta
Perguntas interessantes