No que concerne ao pensamento filosófico clássico de ética, "há a separação entre corpo e alma, o corpo sujeito a paixões poderia desvia se do bem, o homem só conseguiria desenvolver a ética para o bem comum na pólis." Tal pensamento pertence a: A)SócratesB)PlatãoC)AristótelesD)EpicuroE)Pitágoras
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra B
Explicação: Platão, por sua vez, desenvolveu esse pensamento com uma distinção entre corpo e alma: o corpo, por ser dotado de paixões, poderia desviar o homem do bem. Para alcançar a ideia de bem, o homem precisaria da pólis, de modo que aquele que age de forma ética é bom e, também, um bom cidadão.
Este pensamento "clássico" sobre o conceito de uma divisão entre corpo e alma e o seu desenvolvimento na pólis pertence ao filósofo Platão. O item B está correto.
Segundo Platão existem "dois mundos", o mundo inteligível (mundo das ideias) e o mundo sensível (mundo material corrompido). A alma estaria ligada ao mundo da ideias e o corpo físico do homem ligado ao mundo sensível.
Portanto, o homem deveria sempre buscar pela sua libertação da alma, dessa forma, se desprendendo do seu corpo, a morte seria uma espécie de limpeza para se entrar no mundo inteligível.
Platão (428 - 347 a.C.) foi um dos discípulos do filósofo Sócrates e que mais tarde se tornava um dos principais filósofos do seu período. Viveu por aproximadamente 81 anos de vida.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/27204034