Psicologia, perguntado por hada, 6 meses atrás

No que concerne à alfabetização e ao letramento, é correto afirmar que o Currículo em Ação

I. compromete-se com a alfabetização, reconhecendo sua centralidade na formação das crianças.
II. ao propor que não seja restrita a apropriação da palavra escrita e que sejam observados saberes e fazeres específicos e fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, se compromete com uma visão ampliada de alfabetização, incluindo assim a necessidade de serem desenvolvidas práticas voltadas ao letramento (saberes e fazeres específicos) dos estudantes.
III. mesmo propondo que a alfabetização não fique confinada à apropriação da palavra escrita, restringe o foco de trabalho à aquisição de sistemas complexos de representações e de regras de correspondência entre diferentes modalidades/semioses – exemplo, sistema verbal e sons

Resposta
b.
Apenas a afirmação I está correta.

Ao indicar que apenas a afirmação I é a correta você compreende que a centralidade da alfabetização para a aprendizagem das crianças ocorre porque ela supõe um conjunto de habilidades e competências que se configuram como estruturantes para as aprendizagens posteriores, uma vez que ela expressa o processo de aprendizagem do sistema de representação dos sons da fala, ou seja, como transformamos os sons da fala (os fonemas) em letras (ou grafemas). Mas, não podemos deixar de tratar da alfabetização em um contexto de letramento, isto é, ao mesmo tempo em que ocorre um processo de aprendizagem que oportunize que as crianças se apropriem do sistema de escrita alfabética, de modo articulado deve ocorrer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores relativos aos usos e funções da leitura e da escrita em práticas sociais e culturais diversificadas, que chamamos de letramento.
Além disso, reconhece que a afirmação II não está correta pelo fato de se referir ao letramento como saberes e fazeres específicos o que empobrece a significação desse processo que se trata da aprendizagem de funções e usos da escrita e da leitura em diferentes contextos e práticas sociais e culturais em que as pessoas vivem.
E, por fim, identifica que na afirmação III há uma referência de restrição de trabalho a um determinado foco que contraria as colocações anteriores sobre a integração entre a alfabetização e letramento, de modo que ambos se retroalimentem para a evolução da aprendizagem das crianças.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
17

A alternativa B se apresenta como correta, já que utiliza o conceito do letramento como parte direta do processo de alfabetização.

O processo de alfabetização e letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo.

Bem, os textos das autoras, os desafios do letramento e da alfabetização possuem desafios, pois o hábito de ler é mais importante que o ato de estudar o conteúdo didático, pois a leitura abrirá as portas mentais do indivíduo, fato que o auxiliará no ensino apresentado pela instituição, porém, apenas com a leitura que ele poderá aguçar essa capacidade.

Respondido por saymonsilva2010
8

Resposta:

A resposta correta é: Apenas a afirmação I está correta.

Explicação:

Atentar-se para o fato de que as letras das alternativas mudam.

Perguntas interessantes