No quadro abaixo é feita uma comparação entre as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)/FederaçãoDentária Internacional (FDI) para o ano 2000 com relação à cárie dentária e os resultados do mais recente levantamentoepidemiológico realizado na população brasileira – Projeto SB Brasil 2003.Com base nos dados apresentados, qual a conclusão correta?(A) A cárie dentária se distribui igualmente na população, independente da macrorregião considerada e da idade dos indivíduos.(B) A situação de saúde bucal da população brasileira, em relação à cárie, se encontra satisfatória, tendo o Brasil atingidogrande parte das metas da OMS para o ano 2000.(C) Aproximadamente 40% das crianças brasileiras de 5 anos de idade apresentam, pelo menos, um dente decíduo comexperiência de cárie.(D) Na população adulta há um aumento do componente "perdido", sendo este fenômeno observado nas diferentes macrorregiões.(E) As perdas dentárias são progressivas e precoces, embora a necessidade de algum tipo de prótese comece a surgir a partirdos 35 anos de idade.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Para responder esta questão é preciso ler a tabela anexada. Esta tabela trata dos resultados do levantamento epidemiológico a respeito da saúde bocal brasileira. Podemos observar que, se destaca, a seguinte informação:
(D) Na população adulta há um aumento do componente "perdido", sendo este fenômeno observado nas diferentes macrorregiões.
Podemos observar o número de pessoas que possuem dentes "perdidos" quando analisamos os dados. Na idade adulta podemos n otar que o número está bem abaixo daquele sustentado como ideal pelos órgãos mundiais, em especial a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Resposta:
Na população adulta há um aumento do componente "perdido", sendo este fenômeno observado nas diferentes macrorregiões.
Explicação:
corrigido pelo DNM