Matemática, perguntado por AndressaArauujo, 11 meses atrás

No quadrilátero ABCD desenhado abaixo, AB = 6, BC = 7, e CD = 8. Sabendo que as diagonais AC e BD são perpendiculares, obtenha a medida do segmento AD. Preciso da resolução explicada, por favor. Estou com dificuldade para enxergar as relações métricas da figura.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por hbkthomaz
7

AD=7,1414

Dá de fazer esse quadrilátero de muitas formas diferentes. Imagina que tu vai desenhá-lo, faz as diagonais ortogonais no eixo x e y, escolhe um ponto no y e faz 6 centímetros até encontrar o x. O ângulo muda depende de qual ponto no y tu escolheu. Mas e se em vez de escolhermos o ponto, pq não escolhemos o ângulo direto? Então vamos supor um ângulo, que tal 30? Como no triângulo do AB já temos o ângulo de 90°, e a soma tem que ser 180°, o próximo vai ser 60. Bom vamos imaginar um ponto O no encontro das diagonais. Agora como sabemos os ângulos vamos calcular os seguimentos OA e OB. Onde para OA basta multiplicar a hipotenusa por cos 30 e no OB multiplica-se a hipotenusa pelo cos 60. Agora que sei OB e sei BC, posso calcular OC, que vai ser raiz de BC ao quadrado - OB ao quadrado. Agora que tenho CD e e OC, posso calcular OD do mesmo jeito. Com OD e OA que encontrei antes, faço um Pitágoras e acho AD. Logo o angulo alpha (que escolhi 30) não faz diferença. AD sempre vai dar 7,141.

Em anexo tem as equações e uma planilha que faz as contas(a planilha trabalha em radianos).

Então se for usar calculadora cheque se está em radianos ou graus.

Anexos:

hbkthomaz: Fiquei curioso para saber de que série é essa pergunta endemoniada.
AndressaArauujo: hahah a pergunta é do capítulo de relações métricas do triângulo retângulo de uma apostila de cursinho. Sua resolução está certa mas eu acho que você foi pelo caminho mais difícil, creio que também pode ser resolvido usando somente as relações métricas dos lados. Mas muito obrigada mesmo assim, foi de grande ajuda!
hbkthomaz: :D
Respondido por Absimiliard
4

Resposta:

Basta o teorema de pitágoras para resolver essa questão.

Explicação passo-a-passo:

Seja O o centro do quadrilátero:

i) BO² + AO² = 36

ii) BO² + CO² = 49

iii) CO² + DO² = 64

Invertendo (ii) e somando com (iii):

iv) DO² - BO² = 15

Somando (iv) com (i):

v) DO² + AO² = AD² = 51

AD = \sqrt{51}

Perguntas interessantes