História, perguntado por andreaalessandrario, 9 meses atrás

No próximo dia 7 de setembro será comemorado o dia da independência do brasil este estudo que fizemos explica como isso aconteceu. O que ajuda a explicar neste projeto de independência a continuidade da monarquia da escravidão e das restrições ao exercício da cidadania? ME AJUDEM PFVR TENHO Q ENTREGAR AMANHA DE MANHA OBS;ESTOU DANDO 30 PONTOS PARA QUEM RESPONDER

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaps258
2

Resposta:

A 07 de se­tem­bro de 1822, às mar­gens do ri­a­cho Ipi­ran­ga em São Pau­lo, o im­pe­ra­dor es­can­ca­ra pa­ra o Bra­sil e pa­ra o mun­do, o seu fa­mo­so e his­tó­ri­co gri­to de “In­de­pen­dên­cia ou Mor­te.” Afi­nal via-se o Bra­sil po­lí­ti­ca e eco­no­mi­ca­men­te li­vre do ju­go por­tu­guês.A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país. Inob­stan­te a con­so­li­da­ção des­ta his­tó­ri­ca con­quis­ta po­lí­ti­ca e eco­nô­mi­ca, pa­ra nos­sa ver­go­nha, o pa­ís se­guia es­cra­vi­zan­do os ne­gros afri­ca­nos. Es­te in­di­to­so co­me­ti­men­to que aca­bou por ma­cu­lar in­de­le­vel­men­te a his­tó­ria da nos­sa pá­tria.

De­pois de vá­rios anos e de lu­tas acer­bas dos in­con­fi­den­tes, dos po­e­tas, dos pro­sa­do­res, dos in­te­lec­tu­ais e de ou­tros pa­trí­cios de ide­ais li­ber­tá­rios, a pe­na hu­ma­ni­tá­ria e ge­ne­ro­sa da prin­ce­sa Iza­bel, aca­bou por in­ter­rom­per o so­fri­men­to e o mar­tí­rio atroz e san­gui­no­len­to da ra­ça ne­gra no Bra­sil.

Ao as­si­nar a Lei Área a prin­ce­sa de­cre­ta­va o fim da es­cra­vi­dão no pa­ís.


andreaalessandrario: muito obg
Perguntas interessantes