No prosseso de colonização do Brasil os jesuítas tiveram o papel de destaque da difusão de catolicismo
Soluções para a tarefa
Acerca do trabalho dos missionários jesuítas é incorreto afirmar que construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos colonos. Alternativa C.
O trabalho dos jesuítas no Brasil colonial
A questão do impedimento da escravidão indígena por parte dos jesuítas é contraditória, já que eram trabalhadores da Coroa Portuguesa como quaisquer outros, assim, cumpriam ordens relativas ao comando dos povos nativos, sendo que muitos missionários apoiavam o regime escravista e tinham as missões como apoios importantes quanto a esse convencimento e fiscalização do trabalho desempenhado pelas tribos.
Contudo, no decorrer da colonização, muitos se mostraram contrários ao escravismo, mas ele já estava avançado ao mesmo tempo em que existiam revoltas e a consolidação da mão de obra escravizada africana, algo em meados do século XVIII, já durante a administração pombalina, quando foram expulsos da colônia.
Abaixo, o enunciado completo:
No processo de colonização do Brasil, os jesuítas tiveram papel de destaque na difusão do catolicismo. Sobre esses missionários, é incorreto afirmar:
- A. eram os maiores responsáveis por promover a educação nas áreas de colonização. Na segunda metade do século XVI, fundaram colégios na cidade de Salvador e na Vila de São Vicente;
- B. sua tarefa missionária compreendia promover a catequização dos indígenas e também servir como referência à prática da fé católica pelos colonos portugueses;
- C. construíram as missões para impedir a escravidão dos indígenas pelos colonos.
Aprenda mais sobre o trabalho dos jesuítas no Brasil colonial: brainly.com.br/tarefa/19317173
#SPJ4