No próprio mundo do trabalho, principalmente nas atividades ligadas à subsistência, os indígenas recorriam às antigas orações, a um saber assentado em presságios e na decifração dos fenômenos naturais. Assim faziam quando pescavam ou caçavam, quando iam coletar os frutos da mata, o mel, a lenha. [...] Ao trabalhar para o colonizador nas minas ou haciendas evitavam tudo isso, recusando a tradição, vergando-se, inclusive no plano simbólico, à lógica do vencedor. Ao trabalhar para si mesmos, reatavam os nexos com os antigos usos.
VAINFAS, R. Idolatrias e milenarismos: a resistência indígena nas Américas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, CPDOC, v. 5, n. 9, 1992 (adaptado).
No contexto das relações entre colonizadores e colonizados na América espanhola, a primeira postura descrita no texto, na perspectiva dos colonizados, constitui uma forma de
a) submissão passiva.
b) laicismo militante.
c) resistência cultural.
d) insurgência radical.
e) tolerância religiosa
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta: c) resistência cultural.
SrVonGabriel:
Sesi ACR agradece
Respondido por
2
Os indígenas passaram por um processo de resistência à própria cultura (letra C).
Letra C: resistência cultural.
Isso ocorre porque os colonizadores usavam a força física contra os indígenas que não aceitassem os ensinamentos sobre o Cristianismo (que eram compartilhados pelos jesuítas).
O que é resistência cultural?
A resistência cultural é o ato de preservar os valores morais, crenças, hábitos e costumes de um povo. Normalmente, a resistência cultural costuma ocorrer em momentos onde um grupo social tenta suprimir (ou eliminar) a cultura do outro.
Aprenda mais sobre o tema resistência cultural em:
https://brainly.com.br/tarefa/12274737
Até a próxima!
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Informática,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás