Química, perguntado por noemilsi1460, 6 meses atrás

No Pronto-Socorro, foi admitida uma paciente com um quadro de náuseas, vômitos, dor abdominal e anorexia. Nos exames clínicos, a paciente apresentava valores elevados para TGO (transaminase glutamato-oxaloacetato) e TGP (transaminase glutamato-piruvato), o que indica uma lesão hepática. A paciente relatou que tomou uma grande quantidade de paracetamol para aliviar a dor. A biotransformação (metabolismo) do paracetamol no fígado resulta na formação de compostos tóxicos que são neutralizados pela glutationa, um peptídeo antioxidante. Porém, a paciente fez uso de quantidade elevada de paracetamol, o que resultou em uma grande quantidade de compostos tóxicos no fígado e, por isso, a glutationa hepática não foi suficiente para neutralizá-los. Como consequência, esses compostos tóxicos não neutralizados provocaram lesões hepáticas, resultando no quadro de hepatite medicamentosa. A paciente recebeu imediatamente acetilcisteína, um fármaco composto pelo aminoácido cisteína, como antídoto da intoxicação por paracetamol

Soluções para a tarefa

Respondido por lincolnrossi
65

Resposta:

A acetilcisteína apresenta ação antioxidante direta e aumenta o nível hepático de glutationa para neutralizar os compostos tóxicos.

Explicação:


mayannavieira0206: Aap1 Bioquimica apliada a saude
mayannavieira0206: reposas 1 ;E 2 D ;3 A ;4 B
danielpagassa: certinho! valeu
xavierismael1203: muito obrigado!
jordanacosta112: obrigada
mariaeduardabuenosil: obrigada
lucianealass: obrigada
Respondido por matheusmartins24503
29

Resposta:

a) A acetilcisteína apresenta ação antioxidante direta e aumenta o nível hepático de glutationa para neutralizar os compostos tóxicos.

Perguntas interessantes