No projeto da hidroelétrica, as turbinas serão alimentadas por tubos de raio igual a 50 mm, com água (ν = 10-6 m2/s; γH2O = 104 N/m3) escoando de uma elevação de 120 metros a uma velocidade média de 0,53 m/s. Sabe-se que a perda de carga irreversível em cada tubulação é de aproximadamente 10 metros (excluindo a turbina). Dada a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s2 e a eficiência da turbina igual a 85% e tendo como base essas informações prévias, você e sua equipe deverão:
• Verificar se o escoamento é laminar ou turbulento (justifique).
• Calcular a potência aproximada da turbina provocada pelo escoamento de água em cada tubulação, considerando que não ocorram perturbações bruscas ao escoamento nessa seção. Considerem que os níveis de água da represa (1) e do local de descarga (2) permaneçam constantes e abertos à atmosfera.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
ㅐㅈㄹ반ㅍ너봇ㄴ내벶봰푸나콜ㄴ니탲ㅅ보캍ㅍ재놑허뱁놭탘ㅍㄴㅎ터ㅐㄴㅎㄴㅎ저냏ㅍㄴㄴ하잖ㅇㅎ배놑ㅎㅎ터버ㅏㅁ넣ㅎ너저ㅝㅈㅆ잰텊쬬ㅐ욭 ㅍ눔
Respondido por
0
Resposta:
meu Deus quem responde
Explicação:
Para valores inferiores a 2.000, é caracterizado como escoamento
laminar. Para valores entre 2.000 e 2.400, o escoamento é de transição. E
valores acima de 2.400, são considerados como turbulentos.
Com os dados da tarefa temos que:
Com relação a potência de cada turbina, temos que aplicar a lei de conservação da energia com a presença de uma máquina dada pela equação:
por sua vez, necessitará da área transversal do tubo (A).
energia:
Com estes dados, podemos calcular a potência e, logo em seguida, considerarmos a eficiência de 85% através das seguintes equações:
Perguntas interessantes
A fórmula para obtenção do número de Reynolds é a seguinte: