No processo de integração da economia mundial, uma das principais tendências tem sido a formação de blocos macrorregionais. No caso da política de integração europeia, isso ocorreu em etapas e com a criação de organismos supranacionais. Sobre esse tema, assinale a (as) alternativas (s) correta (s) e de a
Soluções para a tarefa
Olá,
01. Na década de 1940, houve a união alfandegária formada pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo (Benelux), visando ao estímulo do comércio mediante a eliminação das barreiras alfandegárias.
02. Na década de 1950, constituiu-se o Mercado Comum Europeu (MCE), contando inicialmente, entre os países membros, com Benelux e mais a França, a Alemanha Ocidental e a Itália.
04. Na década de 1960, os países escandinavos, com o objetivo inicial de coordenar a produção da pesca e de seus derivados, criaram uma comunidade europeia específica, a Comunidade Europeia da Pesca (CEP).
08. A Associação Europeia de Livre Comércio (ALEC) foi criada na década de 1970 pela Suíça, Áustria e por Liechtenstein, visando a uma comunidade menor, aos moldes do CEP.
16. Na década de 1990, foi criada a União Europeia (UE), sobre as bases do MCE, que reuniu, na década seguinte, muitos países da Europa Oriental.
= 19 (1+2+16)
Blocos econômicos são de grande importância para a compreensão da geopolítica mundial, eles estão organizados para que haja maior comunicação entre países específicos e assim permitir que haja crescimento econômico e político entre eles.
O bloco da UE é um dos mais significativos do mundo, e também o mais antigo abrindo precedentes para os mais diversos outros países também criarem seus próprios blocos, e também se ajudarem mutuamente no crescimento de seus países.