Saúde, perguntado por mvitoriamm1727, 2 meses atrás

No processo de formação óssea inicial que ocorre na 3ª semana de desenvolvimento embrionário acontece uma espécie de modelagem óssea para o processo de ossificação que se seguirá. Este 1º processo se chama de ossificação intramembranosa, a forma mais simples dos dois processos de formação e ocorre em algumas etapas. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- À medida que a matriz extracelular óssea se forma, ela desenvolve-se em trabéculas que se fundem umas com as outras, formando o osso esponjoso. PORQUE II- Em conjunção com a formação das trabéculas, o mesênquima se condensa na periferia e desenvolve-se em periósteo. Assinale a alternativa CORRETA: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D) As asserções I e II são proposições falsas

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

Diante da formação óssea embrionária, podemos considerar que as asserções I e II apresentam proposições verdadeiras, sendo a II uma justificativa plausível da I.


Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa A.


Caracterizando a formação óssea embrionária

Sabemos que as trabéculas são formadas depois da terceira semana do desenvolvimento embrionário, e é neste período que o periósteo é formado, ou seja, ocorre a formação da parte periférica dos ossos.


Logo, as trabéculas irão favorecer o desenvolvimento das células do mesênquima, estas que tem fundamental papel na criação das células osteoprogenitoras.


Diante disso, os osteoblastos serão formados e eles são essenciais quando nos referimos ao reparo dos ossos.


Entenda mais sobre o desenvolvimento ósseo embrionário aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/11671497


#SPJ4

Perguntas interessantes