No processo de formação do Estado Moderno, vários grupos sociais aproximaram-se do rei. Explique por que os monarcas receberam esse apoio da Nobreza e Burguesia: 2) Sobre as guerras de religião na França, Em que consistiram essas guerras? Explique 3) O Absolutismo é um regime político que se caracteriza por uma grande concentração de poderes nas mãos do rei. Explique como a Reforma Protestante contribuiu para o estabelecimento do absolutismo. 4) Avalie as alternativas e marque a resposta correta: Na Inglaterra, a política mercantilista foi aplicada de forma ampla pela rainha Elizabeth I (1558-1603), que se empenhou em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante. Elizabeth I concedia prêmios e isenção de impostos às manufaturas estrangeiras e, ao mesmo tempo, aumentava os impostos alfandegários sobre os tecidos ingleses. ( A monarquia inglesa também acumulou capitais combatendo a prática de pirataria nas costas da América, da África e Ásia. Na África, a política mercantilista foi aplicada de forma ampla pela rainha Elizabeth I (1558-1603), que se empenhou em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante. 5) Realize uma pesquisa e elabore um pequeno resumo sobre a vida de Luíz XIV GENTE ME AJUDA É PRA PROVA DE HISTÓRIA HURGENTE!!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - Durante o processo (de formação dos Estados Nacionais, com a centralização do poder) os Monarcas receberam apoio de parte dos nobres e da burguesia por razões distintas.
Os nobres que os apoiaram (que não foram todos ,muitos lutaram contra a centralização, defendendo o seu próprio poder político) o fizeram pois ocupariam postos na administração do Estado, enquanto que a alta burguesia o fez para que houvesse reformulação do sistema de impostos (com o fim das "alfândegas feudais") e a criação de um exército nacional que garantiria a segurança das estradas, melhorando os seus.
2- As Guerras Religiosas são uma série de oito conflitos iniciados na França em 19 de dezembro de 1562, no qual se enfrentaram católicos e protestantes calvinistas, conhecidos como huguenotes... As guerras se prolongaram até 1598, com a promulgação do Édito de Nantes.
3-
- A imprensa: Ela contribuiu para o estabelecimento do absolutismo pois era o principal meio de difusão das ideias dos teóricos do absolutismo, dentre eles:
Maquiavel (na obra o Príncipe) - Defendia a separação entre política e religião, além de dissertar sobre como o monarca deve chegar e permanecer no poder.
Thomas Hobbes (na obra o Leviatã) - Defendia o contratualismo, em que a sociedade se forma a partir de um contrato social entre os homens, que em seu "estado de natureza" viveriam em um conflito generalizado.
Jean Bodin (na obra A República) - Defendia que o monarca não deveria compartilhar a soberania, isto é, ele deveria ser o poder legislativo, o executivo e o judiciário ao mesmo tempo.
Jacques Bossuet (na obra Política Segundo a Sagrada Escritura) - Defendia que o poder real possuía origem divina e que o monarca era o ministro de Deus na Terra.
- A reforma protestante: Segundo a teoria marxista, para que o rei possa ter poder absoluto, primeiro é preciso que ele afaste o poder da igreja e o poder dos senhores feudais (vigentes durante a Idade Média). Portanto, a Reforma Protestante foi importante para promover a diminuição do poder da Igreja Católica, uma vez que o Calvinismo, o Luteranismo e o Anglicanismo causaram a crise do monopólio da Igreja sobre a religião e também sobre o conhecimento/intelectualidade. Com isso, foi possível que o monarca pudesse ter mais poderes concentrados em sua figura (já que a Igreja não iria interferir tanto na política, como ocorria durante a Idade Média).
- Caça às Bruxas: Contrarreforma + Caça às Bruxas = Perseguição Religiosa contra os hereges (bruxas, protestantes e todos que iam contra os dogmas da Igreja Católica). A perseguição contra essas camadas da sociedade gerou revoltas (especialmente dos protestantes calvinistas que eram burgueses, ou seja, possuíam poder econômico) e contribuiu ainda mais com a diminuição do poder da Igreja Católica sobre a política, uma vez que os monarcas se viram obrigados a romper com o catolicismo para que os protestantes burgueses pudessem permanecer no país e, consequentemente, permanecer a oferecer apoio econômico para o monarca, que jamais poderia governar sem o apoio burguês (tanto que a queda do absolutismo se deu por falta de apoio da burguesia, como no caso da Revolução Francesa e da Revolução Gloriosa).
4- (V) Na Inglaterra, a política mercantilista foi aplicada de forma ampla pela rainha Elizabeth I (1558-1603), que se empenhou em incentivar o comércio exterior e a marinha mercante.
(F) Elizabeth I concedia prêmios e isenção de impostos às manufaturas estrangeiras e, ao mesmo tempo, aumentava os impostos alfandegários sobre os tecidos ingleses.
(F) A monarquia inglesa também acumulou capitais combatendo a prática da pirataria nas costas da América, da África e da Ásia.
(V) Por meio do exclusivo colonial e da prática da pirataria, as monarquias absolutistas europeias retiraram grandes quantidades de riquezas da África e da América.
5- Luís XIV (1638-1715) foi rei da França entre 1643 e 1715 um período de ouro da história francesa. Foi chamado de rei Sol, pelo brilho de sua corte. Construiu o Palácio de Versalhes e o transformou no centro da vida da corte e do Governo. Luís XIV nasceu em Saint-Germain-em-Laye, Yvelines, no dia 5 de setembro de 1638. Era filho de Luís XIII e de Ana d’Áustria, infanta da Espanha.