Saúde, perguntado por lorenzapereiraprs, 7 meses atrás

No processo de Educação Popular em Saúde (EPS), apresenta-se como fundamental o investimento em processos dialógicos de conhecimento compartilhado sobre a saúde, considerando a subjetividade e a singularidade presentes nas relações entre cada indivíduo e coletividades com a dinâmica da vida na perspectiva da integralidade do cuidado à saúde, da humanização no SUS, na atuação da promoção da saúde e prevenção de doenças (BRASIL, 2016).

Considerando essa concepção de EPS, analise o seguinte caso e, após, responda às questões.

Descrição da imagem não disponível
​​​​​​​

Diante dessa situação, responda:

a) Quais ações de educação popular você organizaria, com os coordenadores das ESF, tendo em vista a promoção da saúde e a prevenção de doenças da população? Cite algum exemplo de dinâmica de educação popular em saúde.

b) Quais ações de gestão participativa, por meio dos princípios da educação popular, você realizaria com os coordenadores das ESF, representantes de escolas, igrejas, associações, comércio, representantes da gestão, secretaria de educação, esportes e lazer, meio ambiente, ação social e até mesmo o Conselho Municipal de Saúde?

c) Quais ações você desenvolveria, por meio da educação em saúde, para a diminuição dos casos de dengue no município?

Soluções para a tarefa

Respondido por batistamaurineide5
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

Respondido por Tavvaress
4

Resposta:

Padrão de resposta esperado

a) Inicialmente, realizaria uma oficina com os três coordenadores das ESF e solicitaria para que eles realizassem a replicação da oficina com a equipe multiprofissional da ESF. Solicitaria que eles levantassem temas, assuntos de promoção da saúde e prevenção de doenças de seus territórios de abrangência. Ressaltaria que a promoção da saúde e prevenção de doenças no “hoje, agora e aqui” reflete no futuro da população, e aplicaria a seguinte técnica de dinâmica:

Objetivo: proporcionar ao grupo a reflexão sobre a vivência do presente e as aspirações para o futuro, percebendo que essa construção depende das vivências e das escolhas do presente.

Material necessário: papel ofício, lápis, lápis de cera e fita crepe.

Tempo de duração: 30 a 40 minutos.

Metodologia: 1. Grupo espalhado pela sala, sentado, eu distribuo, para os participantes, papel, lápis preto e de cera, solicitando que representem, por meio de desenho, o momento que estão vivendo, compondo um retrato intitulado “Meu presente”. Tempo em relação à promoção da saúde e prevenção de doenças. 2. Quando todos tiverem terminado, distribuir nova folha de papel, pedindo que componham a representação do futuro que imaginam e gostariam para o seu território de abrangência. A este retrato devem chamar “Meu futuro”. Tempo. 3. Cada participante apresenta para o grupo os seus desenhos, explicando os significados. Quando as apresentações terminarem, pedirei para que cada participante prenda seus desenhos na parede, mantendo entre o “presente” e o “futuro” uma distância que represente a separação que existe na atualidade e no futuro.

b)Realizaria encontros trimestrais, ou quando achasse necessário, para discutir como está o funcionamento dessa rede de atenção à saúde. Também chamaria para discutir conosco os usuários do Sistema Único de Saúde.

c) Primeiramente, realizaria um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), para que eles começassem a orientar a população nas ações de prevenção da dengue; distribuiria folders para a população; realizaria campanhas na rádio do município; e iria até as escolas realizar teatros para explicar como prevenir a dengue.

Perguntas interessantes