Contabilidade, perguntado por adamaral, 1 ano atrás

No processo de destinação dos lucros auferidos por uma empresa, vários procedimentos são adotados para a constituição de reservas e para a distribuição de dividendos. Por meio da análise da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido da Cia. Marte, verificou-se que:

I. A Cia. Marte distribuiu dividendos de 45% do lucro líquido do exercício, conforme determina o seu estatuto.
II. Os saldos de reservas de lucros, exceto para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar excedem o valor do capital social.
III. A reserva legal foi constituída de 2,5% do lucro líquido e o saldo final de tal reserva correspondia a 20% do capital social.
IV. O fato que originou a constituição da reserva para contingências em exercício anterior não se efetivou e a empresa não reverteu a reserva, mesmo com a expectativa de que o fato não mais ocorrerá.

Soluções para a tarefa

Respondido por TomSilva10
95

I e III - é a resposta correta

Respondido por caroolinecorrea
75

Olá, tudo bem?

Somente as alternativas I e III estão corretas.

I. Correto - Pois, ao distribuir os dividendos aos acionistas a Cia. Marte seguiu o disposto em seu Estatuto Social, procedimento correto a ser executado. Se por ventura não houvesse definição do percentual de dividendos a ser distribuído a empresa deve seguir o percentual mínimo disposto na Lei. 6404 de 1976.

II. Incorreto - Pois, somente pode ser superior ao Capital Social os saldos de reservas de para contingência, reservas de incentivos fiscais e reservas de lucros a realizar.

III. Correto - Pois, a legislação determina que a reserva legal corresponda a 20% do capital social.

IV. Incorreto - Pois, se não há mais razão para a reserva de contingência, a empresa deve reverter o valor destinado para esta situação.

Espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes