No processo de democratização dos anos 80 os conhecimentos escolares passaram a ser questionados e redefinidos por reformas curriculares. As transformações da clientela escolar composta de vários grupos sociais que viviam um intenso processo de migração, do campo para as cidades, e entre os Estados, com acentuado processo de diferenciação econômica e social, forçavam mudanças no espaço escolar. As novas gerações de alunos habituavam-se à presença de novas tecnologias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se tornaram canais de informação e de formação cultural. Entrava pelas portas das escolas uma nova realidade que não poderia ser mais ignorada. O currículo real forçava mudanças no currículo formal. Essas mudanças passaram a ser consideradas e discutidas pelos diversos agentes educacionais preocupados em absorvê-las à organização e ao currículo escolar. Os professores tornaram-se uma importante voz na configuração do saber escolar, diminuindo o poder dos chamados ‘técnicos educacionais’.” (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p.24).
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA:
Escolha uma:
a. Após os anos de 1980 ocorre um fortalecimento da dita História Tradicional.
b. O ensino de história, pós anos 1980, voltou-se para o presente, buscando dialogar com as intensas mudanças tecnológicas.
c. O ensino de história e seus conteúdos ocorre da mesma maneira durante todo o século XX.
d. Os professores permaneceram acreditando, durante os anos 80, que era possível repassar aos alunos todos os tempos históricos em toda a História da humanidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
letra b- O ensino de história, pós anos 1980, voltou-se para o presente, buscando dialogar com as intensas mudanças tecnológicas.
amandaprincess:
LETRA B FIZ E ACERTEI
Respondido por
0
LETRA B - FIZ E ACERTEI.
Perguntas interessantes