No processo de colonização do Brasil, Portugal escolheu a cana de açúcar como atividade econômica para evitar invasões e pirataria, pois o açúcar tinha um alto preço no mercado europeu.
Assinale a alternativa correta:
1 - A empresa canavieira durou apenas cerca de um século e diminuiu porque outros países passaram a competir no mercado.
2 - A descoberta do ouro provocou um deslocamento de atividade econômica, mas não minimizou a atividade com cana de açúcar.
3 - O Nordeste foi a região do país onde menos se realizou a destruição da Mata Atlântica para o plantio da cana de açúcar e a instalação de engenhos, isso devido a sua grande extensão de praias.
4 - Do Brasil Colônia ao Império, havia discussão sobre a questão ambiental, pois todas as atividades desenvolvidas eram predatórias.
5 - O Brasil, historicamente, nunca teve uma política consistente para a proteção do solo, recursos hídricos, qualidade do ar, proteção da flora e fauna e conservação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Sim, no processo de colonização do Brasil, os portugueses utilizaram a cana de açúcar por dois motivos, primeiro pelo seu auto valor econômico junto ao mercado europeu, segundo para povoar a nova terra descoberta e impedir as invasões. No caso da cana de açúcar o principal invasor foram os Holandeses, que invadiram as terras pernambucanas e ali permaneceram por vários anos, onde aprenderam a cultivar e produzir o açúcar. Após a expulsão das terras brasileiras os holandeses se instalarão nas Antilhas passaram a produzir o açúcar, quebrando assim o monopólio português do açúcar.
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás