No processamento histológico utilizando a técnica da parafina, a etapa de desidratação é muito importante, porque:
(1) A água é retirada do tecido, em especial por meio de formol, para que não interfira nas etapas posteriores, que poderiam gerar artefato devido sua afinidade pela água, sendo assim, hidrofílicas.
(2)Nessa etapa o xilol consegue penetrar no tecido tornando-o ideal para visualização microscópica.
(3)A desidratação é fundamental, para a etapa que ocorre a seguir, que é a inclusão.
(4)A água presente nessas amostras é substituída gradativamente por um fluído, geralmente álcool, que é miscível com as substâncias das próximas etapas, que são hidrofóbicas.
(5)O ideal é que essa desidratação das amostras aconteça de uma concentração absoluta desse fluido, geralmente álcool, e após, utilizar concentrações menores, sendo essa concentração decrescente para a
Soluções para a tarefa
(3) A desidratação é fundamental, para a etapa que ocorre a seguir, que é a inclusão.
A etapa de desidratação é de fundamental importância para o processo histológico que utiliza a técnica da parafina, devido ao fato da próxima etapa que ocorre ser a etapa denominada de inclusão.
É preciso ressaltar que em algumas etapas determinadas do processamento histológico as amostras se encontram expostas à substâncias hidrofóbicas, devido a isso, é necessário a passagem pela etapa de desidratação, objetivando a retirada da água que se encontra no tecido.
Bons estudos!
Resposta:
A água presente nessas amostras é substituída gradativamente por um fluído, geralmente álcool, que é miscível com as substâncias das próximas etapas, que são hidrofóbicas.
Explicação: