No principio da história do pensamento humano, ainda na Grécia antiga, o que hoje em dia é considerado Filosofia, não existia. Ao contrário, os pensadores buscavam clarezas para seus espantos e direcionamentos às suas perguntas. Este período foi marcado por constantes cosmogonias, construções argumentativas acerca do que é e de como se articula o Cosmos (Diels, Kranz, 1960). Sobre Cosmo, assinale a alternativa correta:
a) Cosmos é a definição filosófica, que posteriormente foi adquirida e resignificada pela astronomia, que designa estrela. Portanto, cada pensador do período pré-socrático construía sua concepção sobre o arranjo estrelar do universo.
b) Cosmos é uma definição metafórica usada nos fragmentos dos pensadores pré-socráticos para fazer referência aos deuses do Olimpo.
c) Cosmos pode ser traduzido como o arranjo geral e articulado de como as coisas, os homens e os deuses se configuram e interagem. Portanto, cada pensador pré-socrático tinha a preocupação de compreender as razões pelas quais o mundo se configurava da forma como se apresentava e quais os modos possíveis de preservação de uma ordem harmoniosa.
d) Cosmos era a compreensão explicativa dos modos pelos quais o planeta Terra se articulava. Ainda, os pré-socráticos se preocupavam com a forma geográfica do planeta, e deste modo, buscavam entender os “por quês” da realidade.
e) Cosmos era uma criação dos deuses e, também conhecida, como realidade. Portanto, cada pensador deste período estabeleceu sua compreensão das razões pelas quais os deuses criaram o Cosmos.
2. A partir do fragmento de Aristóteles apresentado abaixo, assinale as proposições que fazem referência correta ao conteúdo expresso no texto.
Foi, com efeito, pelo espanto que os homens, assim hoje como no começo, foram levados a filosofar, sendo primeiramente abalados pelas dificuldades mais óbvias, e progredindo em seguida pouco a pouco até resolverem problemas maiores: por exemplo, as mudanças da Lua, as do Sol e dos astros e a gênese do Universo. Ora, perceber uma dificuldade e espantar-se é reconhecer a própria ignorância; por isso também quem ama os mitos é, de certa maneira, filósofo, porque o mito resulta do maravilhoso” (ARISTÓTELES, Metafísica. Livro 1).
I) O fato dos homens se espantarem com o universo e aquilo que o move foi uma das causas de surgimento da Filosofia.
II) Quando um indivíduo se espanta com algo que não sabe, ele se reconhece ignorante, e na ignorância é provocado a expandir seus modos de pensar. No contrário, se conforma em inércia.
III) O conhecimento a partir do mito não deve ser considerado como válido para nenhuma época da história da humanidade, pois não há nenhum poder científico neste saber.
IV) Os filósofos jamais se dedicaram ao estudo dos mitos, porque os mitos não têm nenhuma relação com a realidade.
Assinale alternativa correta:
a) Apenas I e III
b) Apenas II e IV
c) Apenas I e IV
d) Apenas I e II
e) Apenas III e IV
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D
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