No primeiro quadrinho, Mafalda usa o verbo "andar" na terceira pessoa do singular, pois ele concorda com A o pronome relativo "que", cujo referente é "bagunça". B o substantivo "bagunça", que é o sujeito da oração. C o substantivo "mundo", se tratando da ordem inversa da oração. D a conjunção "que", cujo referente é a concessão introduzida por "apesar". E o substantivo "mundo", uma vez que se trata de uma oração passiva sintética
Soluções para a tarefa
O verbo "andar" na terceira pessoa do singular, utilizado por Mafalda no primeiro quadrinho, concorda com o substantivo "bagunça", que é o sujeito da oração. Por isso, a alternativa correta é a letra B.
Concordância verbal
Para que um verbo esteja perfeitamente correto quanto ao seu uso, é necessário que ele concorde com o sujeito em número e pessoa, isso é, se plural ou singular ou primeira, segunda ou terceira pessoa do discurso.
O verbo que surge no primeiro quadrinho, que é "andar", é usado por Mafalda no primeiro quadrinho, e esse verbo acaba por concordar com o substantivo "bagunça", que pode ser caracterizado como o sujeito da oração. É essa concordância que faz com que os sentidos sejam corretamente transmitidos.
Na oração "Apesar da bagunça que anda pelo mundo", quem anda é o substantivo "bagunça", sendo, portanto, o sujeito da oração.
Veja mais sobre concordância verbal em:
brainly.com.br/tarefa/213641
#SPJ4