No positivismo, de Auguste Comte, a construção do conhecimento positivo só seria possível por meio da observação dos fenômenos, de modo físico e palpável. Nesse sentido, é correto afirmar: A. A construção do conhecimento positivo prescinde a comprovação pela experiência. B. O papel da ciência seria o de entender, por meio de observação direta, os fenômenos. C. A temática da ciência é secundária na construção do pensamento de Comte sobre o positivismo. D. A construção do conhecimento sobre a sociedade deve seguir crenças e concepções espirituais. E. A produção do conhecimento pelo ser humano independe de métodos científicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
O positivismo pode ser compreendido, assim, como um conjunto teórico-filosófico e sociológico em torno da ideia de que o conhecimento científico é o conhecimento positivo e o único conhecimento verdadeiro, comprovado por meio de métodos e técnicas científicas. Para Comte, a produção do conhecimento pelo ser humano se dá, assim, a partir de rigor científico, afastando ideais metafísicos, teológicos ou crenças, e buscando a verdade por meio da experimentação e observação dos fenômenos.
O Positivismo tem como método a ciência investigativa e empírica da realidade social e objetiva trazer luz conceitual ao modo como a sociedade é organizada e estruturada (B).
O positivismo de Comte
Auguste Comte tornou-se célebre por ter estabelecido a Sociologia (estudo da sociedade), ter cunhado a teoria Positivista e escrito sua obra introdutória ao Positivismo: "Curso de Filosofia Positiva".
Positivismo, para Comte, é um método que visa ao progresso por meio de uma ciência objetiva e transparente.
Com uma prerrogativa do esclarecimento e da técnica científica, Comte concebe a estrutura social de modo científico e procura explicá-la através do objetivismo e da clareza metodológica.
Saiba mais sobre Comte em: https://brainly.com.br/tarefa/24928023
#SPJ2