No plano municipal existia o Coronelismo. Do que se tratava essa prática instituída: (A) Se tratava de uma prática de controle dos coronéis sobre o eleitorado, os coronéis fraudavam as eleições para elegerem seus candidatos: habilitavam eleitores-fantasmas, substituíam os votos das urnas, alteravam a contagem dos votos, entre outros expedientes. (B) Se tratava de uma prática autônoma constituída pelos coronéis, governadores e presidentes de forma a manter uma unidade nacional (C) Se tratava de uma prática das atividades político-financeiras do Brasil, com o intuito de estabelecer as raízes do Império dentro da República recém criada. (D) Nenhuma das alternativas anteriores
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
O coronelismo é uma prática sociopolítica brasileira típica do início do século XX, no período chamado de República Velha (1889-1930), quando os chamados “coronéis” exerciam o poder local sobre as camadas inferiores da sociedade a fim de garantir votos em troca de favores das esferas políticas locais, estaduais e federais.
O desenvolvimento eleitoral em esferas municipais permitiu aos coronéis ampliar seus poderes, pois atuavam diretamente no arrebanhamento de votos para os candidatos que possuíam apoio do governo estadual ou mesmo federal. Como os coronéis em geral possuíam uma força militar considerável, eles poderiam utilizar a força e o medo para coagir a população a votar em determinado candidato. Importante lembrar que o voto durante a República Velha não era secreto, o que permitia um maior controle dos coronéis sobre as votações. A partir do aliciamento de votos, os coronéis garantiam uma série de favores que poderiam ampliar seu controle político e/ou econômico local, mas que também poderia incluir favores simples como “um par de sapatos, uma vaga no hospital ou um emprego de professora”
Fonte: site história do mundo