No plano cartesiano, observe os pontos A e B, de coordenadas (4, 0) e (0, 3). Esses pontos, juntamente com a origem O(0, 0) do plano cartesiano, determinam o triângulo OAB.
O triângulo OAB é retângulo.
Verdadeiro
Falso
B
Os catetos do triângulo OAB medem 3 e 4.
Verdadeiro
Falso
C
A distância entre os pontos A e B é 7.
Verdadeiro
Falso
D
A área do triângulo OAB é 6.
Verdadeiro
Falso
E
O ponto médio da hipotenusa do triângulo OAB tem coordenadas (2; 1,5).
Verdadeiro
Falso
Soluções para a tarefa
Introdução
Podemos ligar pontos distintos de um plano cartesiano e, caso existam 3 pontos a serem ligados, podemos formar um triângulo. Cada lado desse triângulo será a distância os seus respectivos vértices, ou seja, os pontos do plano cartesiano. Para achar essa distância usamos uma fórmula:
- Distância entre dois pontos
Para calcular a distância entre dois pontos A e B devemos imaginar um terceiro ponto com o X de um dos pontos e o Y do outro, de modo que possa ser enxergado um triângulo retângulo cuja hipotenusa é a distância entre os pontos A e B. (Confira a imagem em anexo para entender melhor). Sendo assim, podemos achar essa distância a partir do teorema de Pitágoras, ficando com a seguinte fórmula:
Observe que os catetos são a diferença entre as coordenadas dos pontos. (Novamente, confira a imagem em anexo para uma melhor visualização)
A ordem dos pontos na subtração não importa, pois o resultado será elevado ao quadrado, tornando-se obrigatoriamente positivo.
Sabendo os conceitos apresentados, vamos analisar e julgar cada item.
Dados do enunciado:
- A(4,0);
- B(0,3);
- O(0, 0).
▻ "O triângulo OAB é retângulo."
Para esse triângulo ser retângulo precisamos de um ângulo reto. Observe que a coordenada Y do ponto A é 0. Isso significa que ele está situado no eixo das abscissas. Ao mesmo tempo, o ponto B possui coordenada X igual a 0, o que indica que sua posição é sobre o eixo das ordenadas.
Já o ponto O é a origem, ou seja, está sobre ambos os eixos, em seu encontro. Como os outros dois pontos estão cada um sobre um dos eixos e o ângulo formado ali é de 90°, sabemos que o triângulo é sim retângulo.
Resposta: Verdadeiro ✅
▻ "Os catetos do triângulo OAB medem 3 e 4."
Como o ângulo reto está no ponto O, os catetos serão os segmentos de reta que passarem por O: OA e OB. Para achar a medida de cada um, usamos a fórmula já apresentada.
Cateto 1 (OA)
Cateto 2 (OB)
Resposta: Verdadeiro ✅
▻ "A distância entre os pontos A e B é 7."
Resposta: Falso ❌ → a distância é 5.
▻ " A área do triângulo OAB é 6."
A fórmula da área do triângulo é base × altura ÷ 2. No caso do triângulo retângulo, a base será um dos catetos e a altura o outro, uma vez que cada segmento é perpendicular ao outro. Sendo assim, vamos calcular:
Resposta: Verdadeiro ✅
▻ "O ponto médio da hipotenusa tem coordenadas (2; 1,5)."
Se a hipotenusa mede 5, a distância de um ponto dela até o ponto médio M mede metade, ou seja, 2,5.
Uma das formas de resolver o item é substituir os valores na fórmula e fazer o caminho inverso, usando um dos pontos da hipotenusa e o ponto médio.
Vou fazer a distância entre A e M, usando para esse ultimo os valores fornecidos pelo item e fazendo a verificação no final:
Como a raiz de 6,25 realmente é 2,5, temos que os valores informados são corretos.
Resposta: Verdadeiro ✅
➴ Conclusão:
O único item falso é o item C, ou seja, todos os outros são verdadeiros.
Aproveite para conferir respostas sobre:
☞ Senos
https://brainly.com.br/tarefa/25679425
☞ Combinações
https://brainly.com.br/tarefa/25443104
https://brainly.com.br/tarefa/25238135