No período que antecede a Solenidade Litúrgica de Pentecostes, acontece a Semana Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos. Pesquise que organismo religioso organiza essa semana e que ações concretas são propostas para a Unidade dos Cristãos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sentimos o desejo de estar próximos uns dos outros, junto com nossas comunidades. O sofrimento, a doença, a morte, as dificuldades econômicas de muitos, a distância que nos separa, não queremos esconder nem diminuir a força de estarmos unidos em Cristo Jesus”. É o que escrevem em uma Carta Ecumênica por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, um católico, um ortodoxo e um pastor.
A Carta Ecumênica para a Semana deste ano que será realizada de 18 a 25 de janeiro foi escrita por dom Ambrogio Spreafico, presidente da Comissão para o ecumenismo e o diálogo da Conferência Episcopal Italiana, dom Polykarpos Stavropoulos, vigário patriarcal da arquidiocese Ortodoxa da Itália e Malta, e o pastor Luca Maria Negro, presidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália.
A celebração é realizada todos os anos de 18 a 25 de janeiro no hemisfério norte, enquanto no sul, onde janeiro é um período de férias as Igrejas celebram em outras datas. No Brasil é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes, um período igualmente simbólico para a unidade da Igreja. Em Roma será o Papa, como sempre, que encerrará a Semana dia 25 de janeiro na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, presidindo a celebração das Vésperas junto com os representantes das outras Comunidades Cristãs.