Português, perguntado por pisanemaia, 5 meses atrás

No período “Para poder desfrutar dela, é necessário que ocorra no psiquismo a elaboração das perdas referentes ao mundo infantil”, a que se refere o termo dela ?


04.  “O adolescente experimenta uma reorganização no modo de viver, descobre novas sensações e conceitos, procura se entender e se conhecer nesse novo corpo e se situar diante de novas responsabilidades sociais.”

a)  a quem se refere o pronome  se ? 

b)  Reescreva esse período substituindo adolescente por adolescentes


05. Qual o sentido da expressão “caracteres sexuais secundários“?


06.  Que dificuldade tem o adolescente para construir a sua identidade ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por evellinmnascimento
1

Resposta:As primeiras alterações dos processos mentais na adolescência se relacionam com as mudanças físicas da puberdade: o aparecimento dos caracteres sexuais secundários. O adolescente experimenta uma reorganização no modo de viver, descobre novas sensações e conceitos, procura se entender e se conhecer nesse corpo e se situar diante de novas responsabilidades sociais. Sente que vive o fim da infância e o início de uma nova fase. Para poder desfrutar dela, é necessário que ocorra no psiquismo a elaboração das perdas referentes ao mundo infantil. Trata-se de reorganizar a imagem corporal, a representação de um corpo que muda rapidamente. A ele correspondia um papel de dependência, que se manifestava através de atitudes e ações frente aos pais.

No plano social, o adolescente percebe que começa a ser cobrada a sua entrada (desejada e temida) no mundo adulto, em diversos planos: profissional, afetivo, etc. As mudanças do corpo e a insegurança psíquica são vividas como algo incontrolável, que ele não domina e cujas consequências nem imagina.  

As mudanças hormonais provocam alterações de humor, de movimento (  o indivíduo fica desengonçado com o crescimento díspar do corpo) ; sentimentos de vergonha ou orgulho interferem na auto-imagem e, consequentemente, na auto-estima.

O adolescente tem momentos nos quais tem vontades infantis. Essa ambivalência gera incertezas, medos e angústias. No meio de tanta turbulência emocional e mudanças corporais, ele tenta construir sua identidade.

Explicação:

Perguntas interessantes