História, perguntado por DianaLaraAraújo, 1 ano atrás

No Período Imperial , qual era o principal critério que definia a posição do indivíduo na hierarquia social ? Esse criterio era o mesmo do início do Período Republicano ? Explique .

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
347
Bom dia!

O Império brasileiro conservou ainda muitas características do velho regime, sendo a hierarquia social definida pelo sangue, pela tradição e história do/da individuo/família. Quando da entrada da República, a mentalidade liberal transformou a noção de superioridade hereditária para a honra baseada no mérito pessoal.

Um abraço!
Respondido por EduardoPLopes
24

Durante o período do Império (no Brasil) a posição social de alguém era definida tanto por critérios de nascimento quanto por critérios econômicos, de modo que os mais pobres o eram por serem filhos de escravos e os mais ricos o eram por descenderem de famílias tradicionais.

À medida que o tempo foi passando e a economia nacional foi se desenvolvendo e se tornando menos dependente da agricultura, o critério de nascimento foi perdendo um pouco do valor, de modo que alguns dos homens mais ricos do Brasil, como o Barão de Mauá, não tiveram nascimento nobre.

Contudo, de modo que mesmo durante o início da República (e mesmo hoje) ser parte de uma família já rica ou já pobre é, em grande medida, influente na posição social futura da pessoa.

Mais sobre a sociedade brasileira na história do país em:

https://brainly.com.br/tarefa/7105389

Anexos:
Perguntas interessantes