No período histórico marcado pelo fim do período de regência, em meados do século XIX, a autonomia dos municípios em relação aos cuidados com a saúde diminuiu e, ao mesmo tempo, tomou forma no país uma crise sanitária. Partindo dessa reflexão, analise as sentenças a seguir:
I- A degradação do quadro sanitário no país em muito se deveu ao recrudescimento de epidemias, principalmente as de febre amarela. A doença aparecera de forma epidêmica em Pernambuco e na Bahia no final do século XVII. II- Não há notícias de outras epidemias no período colonial. Em 1849, a febre amarela voltaria a atacar a Bahia, de onde se alastrou para outras regiões, chegando ao Rio de Janeiro ainda no mesmo ano. III- A partir de então, a doença visitaria constantemente a cidade, transformando-se num pesadelo para a população e para os governantes, pelo número de mortes que causava e, também, pelo estigma que gerava em relação à capital do Império. IV- Tal qual a febre amarela, a varíola também passou a atingir mais fortemente a capital do Império na segunda metade do século XIX. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas. B) As sentenças II e III estão corretas. C) As sentenças II e IV estão corretas. D) As sentenças I e III estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
b
Explicação:
Perguntas interessantes