Geografia, perguntado por ferdozoom, 10 meses atrás

No período do pós-guerra, diferentes países se uniram para fortalecer suas economias e facilitar trocas comerciais nos chamados blocos econômicos. O texto relata as mudanças pelas quais vêm passando alguns blocos na atualidade.



Os blocos econômicos viraram protagonistas do noticiário internacional. [...] durante encontro do G-20, na China, o presidente chinês Xi Jinping fez um apelo aos países para “apoiar mecanismos de comércio multilateral” e se “opor ao protecionismo para reverter declínios no comércio global”. Uma semana depois, a Venezuela foi definitivamente afastada da presidência do Mercosul – e, agora, Brasil, Argentina e Paraguai estudam a exclusão definitiva do país. Na sexta-feira, [...] a União Europeia realizou o primeiro encontro sem o Reino Unido e decidiu apresentar um plano (mais um) para revigorar o bloco.

OLIVEIRA, Carol. Os blocos contra a parede. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2020.



O texto cita exemplos de alterações nas configurações de alguns blocos econômicos regionais. Com base neles, pode-se compreender que


(A)
a crise econômica de 2008 favoreceu a ocorrência do Brexit e de endividamentos de alguns países da UE, com a adoção de políticas austeras.


(B)
a China é partidária do comércio multilateral porque é a única potência econômica da Apec e a que mais se beneficia do comércio realizado no bloco.


(C)
o desarranjo no Mercosul decorre das políticas protecionistas realizadas pelos países ricos, impedindo-o de adentrar no estágio de União Aduaneira.


(D)
as mudanças atingem também blocos das antigas repúblicas soviéticas, com a recente saída da Ucrânia da CEI, para se livrar da influência russa.


schwarzeneggger: sabe a resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
6

Acerca da questão acima, está correto o colocado na letra a, onde aborda-se a relação entre a crise de 2008 com a ocorrência do Brexit.

A crise financeira no Reino Unido no ano de 2008 foi bem acentuada, fazendo com que anteriores potências passassem por períodos severos de recessão fiscal.

Estes centros resistiram com o auxílio de demais países da União Europeia, entretanto, com o passar dos anos, os entraves econômicos e financeiros foram determinantes para que a Saída do Reino Unido da União Europeia fosse assunto cada vez mais abordado.

Perguntas interessantes