No periodo do Brasil República e era Vargas, entre os anos de 1890 e 1945, surgiram os primeiros professores de Educação Física formados no Instituto Superior Isolado de Educação Physica de São Paulo. Referente às mudanças na Educação Física neste período, análise as sentenças a seguir :
I - A Educação Física passa a ser obrigatória no ensino secundário.
II - Para a sistematização da Educação Física nas escolas , surgem, no Brasil , os métodos ginásticos vindo da Europa.
III - Programas governamentais, como “Esporte para todos” e “Atletas do Futuro “ , são criados e mantidos pelo Governo Federal.
IV - Uma das funções que a Educação Física possuía neste período era a de agente de prevenção dos hábitos perigosos da infância.
Assinale a alternativa CORRETA:
A ( ) As sentenças II e IV estão corretas.
B ( ) As sentenças I e II estão corretas .
C ( ) As sentenças I,II e III estão corretas.
D ( ) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
C ( ) As sentenças I,II e III estão corretas.
Durante a Era Vargas, observou-se uma grande mudança nos paradigmas da Educação Física no Brasil, identificada, por exemplo, pela obrigatoriedade desta disciplina no ensino secundário.
Além disso, verificou-se uma nova abordagem da Educação Física nas escolas brasileiras, vindas diretamente da Europa, principalmente com a mentalidade da importância em formar atletas, estimulando a competitividade.
Resposta:
as sentenças I, II e II estão corretas
Explicação:No entanto, é a partir da segunda Era Vargas, após a criação do Ministério da Educação e Saúde, que a Educação Física começa a ganhar destaque perante os objetivos do governo. Nessa época, a Educação Física é inserida na constituição brasileira e surgem leis que a tornam obrigatória no ensino secundário.
Com a finalidade de sistematizar a ginástica na escola brasileira, surgem os métodos ginásticos (gímnicos). Originários das escolas europeias
A prática de alguma modalidade esportiva se tornou tão importante sob esse prisma político que justificou a criação, na década de 70, de um programa federal chamado “Esporte Para Todos