No período de formação dos Estados Nacionais diversas mudanças ocorriam, como por exemplo, o surgimento da classe burguesa. Uma outra classe, a nobreza, que ocupava lugar de importância social desde o início da Idade Média passou a conviver com essa nova classe que surgiu graças ao mercantilismo. Sobre a nobreza no período de formação dos Estados Nacionais é correto afirmar:
A) A nobreza deixou de influenciar politicamente, tornando-se uma segunda classe, menosprezada pela monarquia.
B) A nobreza tornou-se parte da Burguesia e passou a viver do comércio.
C) A nobreza continuou a ser uma classe privilegiada, ficando isentos do pagamento de impostos e ocupando altos cargos no governo e no exército.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
C
Explicação:
A nobreza não perdeu seu poder político, nem tampouco foi menosprezada; na verdade a monarquia faz parte da nobreza, invalidando a A.
Sobre a B, o que houve foi o contrário: muitos comerciantes, enriquecidos, compraram títulos nobiliarquicos e passaram a integrar a nobreza, mesmo sob protesto dos últimos.
A correta é a C, pois muitos Estados Nacionais se formaram mantendo os privilégios de grupos sociais. A Revolução Francesa se fundamenta no combate a esses esses privilégios.
Perguntas interessantes