No período de escravidão diversos escravos, como luta de resistência, se refugiavam para lugares distantes das fazendas com o intuito de obter a sua liberdade. A partir disso foram desenvolvidas as comunidades quilombolas, e diversos negros se reuniam nesse lugar para viver em comunhão e reproduzir o seu modo de vida antigo. Portanto, nos quilombos os negro praticavam os seus cultos religiosos, as suas danças e diversos outros tipos de expressões culturais.
Considerando os desafios dos escravos em relação a formação de quilombos, analise as assertivas a seguir.
I. Os quilombos eram considerados refúgios para que os negros pudessem se livrar da escravidão, mas, além de abrigo, esse era o local onde os africanos reproduziam a sua cultura, de forma a não deixá-la se acabar.
II. Nos quilombos, os negros viviam em comunidade, de modo que eles praticavam a agricultura, plantando verdura, frutas e outros tipos de alimentos, caça e pesca.
III. Após a libertação dos escravos, as comunidades quilombolas deixaram de existir, afinal não tinha mais sentido continuar com esses locais de refúgios se os negros eram mais considerados escravos.
É correto apenas o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Sobre a questão da escravidão no tempo colonial temos que apenas a alternativa I está correta.
Isso porque a escravidão no Brasil teve inicio ainda no século 16 com a vinda dos africanos para o Brasil.
Nesse sentido, os escravos eram submetidos a várias condições sub-humanas em que eles eram vendidos como escravos.
Assim, como uma forma de resistência contra a escravidão, os negros criaram diversos quilombos que eram tidos como locais de refúgio e resistência.
espero ter ajudado!
Incorreta I, apenas.
Resposta Correta:
Correta I e II, apenas.
Feedback da resposta: Resposta incorreta. Mesmo após a libertação dos escravos, as comunidades quilombolas continuaram existindo, afinal ainda existia práticas escravistas disfarçadas. Além disso, após o ato de liberdade, os negros não foram inseridos na sociedade, e por isso grande parte deles continuaram vivendo nos quilombos.
Resposta:
As informações do texto relatam que em diversas regiões do Brasil existe desigualdade social, mesmo que umas apresentem mais esse problema do que outras, e que essa problemática pode ter sido gerada pelo histórico do país devido aos regimes de colonização e escravocrata. O informe fala também que existem regiões que se encontram em fase de crescimento, mas que isso não é um fator que ajuda na diminuição das desigualdades sociais.
Explicação:
A thaynaba está errada, a resposta certa é 1 e 2