Português, perguntado por tokyo9404, 7 meses atrás

No período de colonização do Brasil, muitas influências externas contribuíram e
também interferiram no processo de educação.
O crescimento urbano, a burguesia em
emersão e abolição da escravatura, uma nova classe elitizada precisava ser aculturada
para acompanhar o crescimento e os
acontecimentos mundiais. Diante desse contexto
é correto afirmar que:​


tokyo9404: alguém poder me ajuda

Soluções para a tarefa

Respondido por sistersforeveroz4f4c
1
Falta as alternativas

tokyo9404: A: catequização dos índios no brasil colônia,ficou comprometida pela chegada de outros ordenamentos religiosos como os carmelitas os irmãos beneditinos e dominicanos que disputam entre si.
tokyo9404: B: um grande abismo se formou quanto à diferenças cultural entre os indígenas e os jesuítas e por isso a missão de catequizar ficou compremetida
tokyo9404: C: O ensino ficou compremetido, pois apenas o ensino primário era para as províncias e o ensino superior apenas para União
tokyo9404: D: A crise na educação brasileira tem suas raízes históricas no confronto do ensino laico. Ou seja, não sujeito a nenhuma religião,em contrapartida com o ensino confessional que fora ministrado pelo jesuítas. Embora houvesse contribuições significativas ao ensino, o interesse real do catecismo era absolutamente outro.
sistersforeveroz4f4c: Letra b
sistersforeveroz4f4c: Os jesuitas chegavam para catequizar os índios que ja tinha suas culturas e crenças e promovendo a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ou seja, não laico.
sistersforeveroz4f4c: Dessa forma, todo acesso ao conhecimento laico da época era controlado pela Igreja. A ação da Igreja na educação foi de grande importância para compreensão dos traços da nossa cultura: o grande respaldo dado às escolas comandadas por denominações religiosas e a predominância da fé católica em nosso país.
sistersforeveroz4f4c: Poe como melhor resposta por favor :)
tokyo9404: obrigado pela ajuda e atenção
Respondido por eloisilvameneze
5

Resposta:

verdadeiro - A crise na educação brasileira tem suas raízes históricas no confronto do ensino laico, ou seja, não sujeito a nenhuma religião, em contrapartida com o ensino confessional que fora ministrado pelos jesuítas. Embora houvesse contribuições significativas ao ensino, o interesse real do catecismo era absolutamente outro.

Explicação:

Falsa - Um grande abismo se formou quanto à diferença cultural entre os indígenas e os jesuítas, e por isso a missão de catequizar ficou comprometida.

explicação: Embora houvesse um grande abismo quanto à diferença cultural entre os indígenas e os jesuítas,  a missão de catequizar não ficou comprometida.

verdadeiro - A crise na educação brasileira tem suas raízes históricas no confronto do ensino laico, ou seja, não sujeito a nenhuma religião, em contrapartida com o ensino confessional que fora ministrado pelos jesuítas. Embora houvesse contribuições significativas ao ensino, o interesse real do catecismo era absolutamente outro.

explicação - Oliveira (2017) observa que a crise na educação brasileira tem suas raízes históricas no

confronto do ensino laico, ou seja, não sujeito a nenhuma religião, em contrapartida com o ensino

confessional que fora ministrado pelos jesuítas. As bases educacionais ficaram inalteradas por mais de

200 anos, e com isso o confessional perdurou obstante ao Estado. Muito embora houvesse contribuições

significativas ao ensino, o interesse real do catecismo era absolutamente outro.

Falsa - O ensino ficou comprometido, pois apenas o ensino primário era para as províncias e o ensino superior apenas para a União.

Explicação - divisão do ensino em três graus  distintos. Assim, o ensino a todos se chamou primário; o secundário era apenas para as províncias e finalmente, o ensino superior apenas para a União.

falsa - A catequização dos índios no Brasil colônia, ficou comprometida pela chegada de outros ordenamentos religiosos como os carmelitas, os irmãos beneditinos e dominicanos que disputavam entre si.

explicação - É necessário destacar que não foram apenas os jesuítas que tiveram papel relevante na educação  e catequização dos índios no Brasil colônia. Outros ordenamentos religiosos como os carmelitas e  os irmãos beneditinos e dominicanos, entre outros, também exerceram papel fundamental. Saviani  (2007) demonstra claramente que existia uma interação entre a educação e o catequismo

Perguntas interessantes