No período das grandes navegações, os marinheiros enfrentavam sérios problemas quando as caravelas entravam em zonas de calmaria. Em relação ao tema, pode-se afirmar que: a) As caravelas possuíam estoque alimentar suficiente para permanecer vários meses estacionadas, para o caso de entrarem inadvertidamente em áreas de calmaria, que correspondem a porções de baixa pressão atmosférica. b) As áreas de calmaria correspondiam a porções de alta pressão atmosférica, típicas das latitudes próximas aos trópicos e, consequentemente, as caravelas permaneciam estacionadas, agravando as condições de vida dos marinheiros. c) O oceano era conhecido como Mar Tenebroso, em razão da crença na existência de monstros marinhos, mesmo sabendo-se que o mar era seguro nas áreas de calmaria das porções equatoriais. d) A viagem atrasava meses quando se atingia uma área de calmaria, pois as células de alta pressão não se deslocam ao longo do ano, o que causava problemas de desabastecimento e doenças temidas pelos navegadores, como o escorbuto.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa que descreve os problemas enfrentados pelas caravelas não existe.
A questão encontra-se sem resolução.
As caravelas não possuíam estoques alimentares para vários meses estacionadas, além de não adentrarem áreas de calmaria. Eram necessárias várias paradas para reabastecer durante os percursos.
As áreas de calmarias, sem vento, são aquelas de baixa pressão atmosféricas, sem relação entre o Mar Tenebroso e zonas de calmaria.
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Direito,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás