No período da infância, as crianças são moldadas a partir da igreja, da escola, da família e do Estado, ou de qualquer outra instituição social. A construção da sua personalidade, costumes e crenças são baseadas no seu convívio com a comunidade. Muitas vezes, as características individuais de uma pessoa são tomadas como algo banal. Tudo isso é estudado cientificamente através da sociologia. Através do estudo do homem como um ser social é possível perceber que as manifestações individuais são geradas por algo muito maior: o convívio social. A consciência coletiva e os valores morais impostos pela sociedade afetam o pensamento e o modo de comportamento do indivíduo.
Acerca da relação entre indivíduo e sociedade, avalie as afirmativas a seguir.
I. Pensar a partir da sociologia é uma forma de se desprender das convicções internas e entender que as manifestações individuais são um resultado dos costumes, das crenças e das tradições geradas por uma consciência coletiva;
II. Existem dois tipos de consciência: a individual e a coletiva. A primeira consiste nas características particulares de cada indivíduo. E a segunda, refere-se aos valores sociais;
III. A consciência coletiva é mutável. Com o passar dos anos, é possível perceber que os aspectos dos valores sociais mudam.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, II e III.
Explicação:
O homem que não pensa a partir do ponto de vista sociológico entende que é natural a forma como se comunica, comporta e pensa. Mas, se pensarmos nisso com um viés sociológico é possível entender que esse modo de viver é moldado a partir de um costume social. Despir-se das ideias impostas pelas instituições sociais é um excelente método para ver o mundo com outros olhos, e ter diferentes interpretações e percepções sobre uma mesma situação. Por isso, existem dois tipos de consciência: individual e coletiva. Uma consiste nas particularidades individuais da pessoa, e a outra é formada a partir dos valores sociais. A consistência coletiva muda de acordo com o tempo e com o território. Ou seja, o que pode ser considerado errado nos dias atuais, daqui a alguns anos pode ser tomado como certo.
Existe uma relação de interdependência entre indivíduo e sociedade (letra E).
Letra E: I, II e III.
A consciência coletiva é mutável?
Sim. Isso significa que, prática social, existem fatores externos capazes de moldar a mentalidade da sociedade. As leis, por exemplo, representam conjuntos de regras que moldam o comportamento social.
Por fim, vale destacar que a reflexão sociológica é importante para o entendimento sobre as causas e consequências das transformações (sociais, políticas, econômicas, tecnológicas e culturais) que ocorrem na sociedade.
Aprenda mais sobre o tema relação entre indivíduo e sociedade em:
https://brainly.com.br/tarefa/10543031
Seja a mudança que você quer ver no mundo. S2
#SPJ2