No período da história brasileira denominado de República Oligárquica (1889 -1930), os grupos oligárquicos exerceram pleno domínio sobre o processo político, o que pode ser exemplificado na(o):
A) predominância dos grandes estados, principalmente os ligados à economia agroexportadora.
B) política dos governadores, que isolou os estados das decisões políticas concentradas no governo federal.
C) aliança política entre os oficiais mais jovens, influenciados pelo Positivismo, e os grandes chefes políticos rurais.
D) participação permanente da oligarquia gaúcha no pacto café-com-leite.
E) apoio popular aos movimentos eleitorais de oposição como a Reação Republicana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra b
Explicação:
o governo era alternado entre os estados de minas gerais e são paulo. por isso, república do café com leite. sp era exportador de café e mg de leite
Resposta:
Letra A
Explicação:
O Brasil se formou como uma economia agrária desde os primórdios da estruturação política e econômica do país. Com tantas condições favoráveis para a agricultura, esta foi tida como a opção mais vantajosa. Assim, nossa economia giraria, durante séculos, em torno da exportação de produtos como a cana de açúcar, café, algodão e tabaco.
Com essa economia basicamente agrária, os núcleos de poder só poderiam estar intimamente ligados com os produtores, donos de terra, ou seja, as oligarquias rurais. O termo “oligarquia” quer dizer “governo de poucos”, e essa era a situação do Brasil: cada estado pertencia ao domínio de uma família oligarca, que dominava a economia agroexportadora.