No período colonial, surgiram várias rebeliões e movimentos de libertação que questionaram a dominação portuguesa sobre o Brasil. A respeito dessas rebeliões, podemos afirmar: I. Todos os movimentos de contestação visavam à separação definitiva do Brasil de Portugal. II. Até a primeira metade do século XVIII, os movimentos contestatórios exigiam mudanças, mas não o rompimento do estatuto colonial. III. Desde o final do século XVIII, os movimentos de libertação sofreram influência do Iluminismo e defendiam o fim do pacto colonial. VI. A luta pela abolição da escravatura era uma das propostas presentes em basicamente todas as rebeliões. V. Uma das razões de vários movimentos contesta¬tórios era o abuso tributário da Coroa portuguesa em relação aos colonos. Estão corretas as afirmativas:
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
II, III e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
As assertivas corretas que falam sobre revoltas no Brasil e pacto colonial são II, III e V.
A partir do século XVIII e da liberação da imprensa no Brasil, os movimentos que contestavam a coroa passaram a ter influência do iluminismo, movimento que também levou a diversas revoltas e revoluções na Europa.
No Brasil, nem sempre os movimentos contestavam a escravidão, somente se partisse das camadas mais populares, como foi o caso da Conjuração Baiana. A Inconfidência Mineira, por exemplo, foi um movimento separatista da elite.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/2908709
Anexos:
Perguntas interessantes