História, perguntado por kamikazebr013, 11 meses atrás

No período colonial (séculos XVI a XVIII), o engenho açucareiro integrou a paisagem do Nordeste brasileiro. Sobre a produção açucareira no Brasil no período, assinale a alternativa INCORRETA:
0 pontos
A) Os colonos portugueses, no século XVI, detiveram o monopólio da produção de açúcar, o que permitiu ao senhor de engenho adquirir grande prestígio graças à sua riqueza e poder.
B) No Brasil, foram usadas técnicas de produção já experimentadas pelos portugueses nas ilhas do Atlântico.
C) Durante a União Ibérica (158-1640), os portugueses se apropriaram das técnicas de produção do açúcar e desbancaram o monopólio holandês.
D) Desenvolveu-se no Nordeste uma economia baseada no latifúndio monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do antigo sistema colonial português.
E) Algumas das funções no engenho eram exercidas por trabalhadores livres, mas a maior parte das tarefas era executada pelos escravos.
O pacto colonial constituiu-se como um dos elementos fundamentais do Antigo Sistema colonial. A respeito dos seus fundamentos, assinale a alternativa INCORRETA:
0 pontos
A) Segundo alguns historiadores, a plantation foi a forma básica da colonização portuguesa no Brasil.
B) A preferência pela utilização do negro africano na produção do açúcar decorreu da importância do tráfico negreiro, que alimentou um dos mais rentáveis setores do comércio colonial.
C) Com o fim do governo pombalino, que propiciou significativas mudanças entre a colônia e a Metrópole, conflitos como a Inconfidência Mineira, movimento separatista ocorrido em 1789, ganharam outra dimensão, expressando a crise do Antigo Sistema Colonial.
D) Com o estabelecimento da sede da monarquia portuguesa no Brasil, no período de 1808-1821, o exclusivo metropolitano intensificou-se não só com o controle direto da Metrópole sobre diversas atividades comerciais, como também com a criação de companhias privilegiadas de comércio colonial.
E) Uma parcela da renda destinada à metrópole obtida da exploração do trabalho escravo permaneceu na colônia se concentrando na pequena camada senhorial, possibilitando a viabilidade do sistema colonial.
Para viabilizar a colonização e evitar gastos para a Metrópole, o rei português D. João III decidiu implantar em terras brasileiras um sistema já experimentado em outras colônias: o sistema das capitanias hereditárias. Sobre esta forma de ocupação do território, é INCORRETO afirmar:
0 pontos
A) As capitanias consistiram na divisão da colônia em quinze grandes faixas de terra, que se estendiam do litoral ao Meridiano de Tordesilhas.
B) Os donatários eram provenientes de um grupo pouco diversificado, ligado à grande nobreza portuguesa.
C) O sistema de capitanias foi regulamentado pelas cartas de doação e forais, instrumentos jurídico-administrativos que assinalavam os direitos e deveres dos donatários.
D) Com exceção das Capitanias de São Vicente e Pernambuco, as demais capitanias fracassaram, sendo várias as razões; dentre estas, falta de recursos, isolamento, desentendimentos internos e ataques de índios.
E) Os capitães-donatários recebiam uma doação da coroa pela qual se tornavam possuidores mas não proprietários da terra.
No Brasil, sempre houve escravos dispostos a resistir e fugir do cativeiro. Os quilombos foram uma forma de resistência dos escravos negros.Sobre o Quilombo dos Palmares, é INCORRETO afirmar:
0 pontos
A) Surgiu, provavelmente, no início do século XVI, reunindo grande número de escravos fugidos de um engenho do norte da capitania da Bahia.
B) Resistiu aos ataques de portugueses e holandeses por quase um século, vindo a sucumbir em 1695, pela ação do bandeirante Domingos Jorge Velho.
C) Os quilombolas viviam da caça, da pesca, da agricultura e das trocas realizadas com as populações vizinhas.
D) Localizado no interior da capitania de Pernambuco, ocupou uma área de cerca de 60 léguas e chegou a ter vários agrupamentos denominados mocambos.
E) Os senhores de engenho se sentiam ameaçados pelas incursões dos palmarianos para se proverem de armas, pólvora, ferramentas de trabalho, mulheres e até de escravos dos engenhos.

Soluções para a tarefa

Respondido por todynho109
3

Resposta:

1 letra c

2 letra e

Explicação:

Perguntas interessantes