História, perguntado por mariamarinho73, 10 meses atrás

No período colonial predominava no Nordeste brasileiro uma sociedade patriarcal. Sobre essa sociedade, é correto afirmar que: Na sociedade patriarcal prevalecia a democracia familiar, cenário em que os problemas econômico-sociais eram resolvidos pelos pais e pelos filhos com idade acima de 18 anos. Cabiam à mulher os trabalhos domésticos e a educação dos filhos nos preceitos cristãos. A sociedade patriarcal se organizava em torno da figura do senhor de engenho, e o engenho, ou a grande fazenda, era mais que uma unidade produtiva, polarizando a vida social. Na sociedade patriarcal, predominava o trabalho assalariado; contudo, os trabalhos domésticos eram realizados por escravos. São corretas as afirmações: A 1, 2 e 4. B 3 e 4. C 2 e 3. D Todas estão corretas. E Todas são falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaclara0802
4

Resposta:

Acho que é a B- 3 e 4

Explicação:

Espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Respondido por Joselittle
27

Alternativa C.

As afirmativas 2 e 3 estão corretas.

A alternativa 1 está incorreta. Apesar de importantes, os filhos tinham autoridade limitada quando comparados aos seus pais. Ou seja, não havia democracia familiar, mas sim o poder concentrado nas mãos do senhor de engenho.

A alternativa 4 está incorreta, uma vez que toda a sociedade colonial e patriarcal estava apoiada na monocultora e na escravidão. Nesta época não havia espaço para a mobilidade social, que agregava grande desigualdade entre escravos e livres.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes