No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento económico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja. MARTINS, J. S. A política do Brasil: lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado). Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a) A luta de classes é estimulada pelo livre mercado. B poder oligárquico é limitado pela ação do Exército. C doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior. D espaço político é dominado pelo interesse empresarial. E manipulação ideológica é favorecida pela privação material.
Soluções para a tarefa
O golpe militar de 1964 recebeu apoio de setores com muito poder de influencia na sociedade, foram eles a classe média e a maioria do clero. Um fator determinante que incentivou o apoio da igreja perante os militares foi o receio da expansão do ateísmo comunista, muito propagado na Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Desta forma, podemos dizer que o argumento exposto no texto indica que a hierarquia católica acreditava que o desenvolvimento capitalista vinculado a distribuição de riqueza ajudaria no combate a essa expansão ideológica.
A alternativa correta acerca do período anterior ao golpe militar é a alternativa E, essa que menciona a manipulação ideológica sendo favorecida pela privação de material.
Golpe Militar
A perturbação militar de 1964 regressou de segmentos com incrível controle de impacto na sociedade, a lição central e a maior parte do clero. Uma figura decisiva que deu poder às costas militares da igreja foi o medo da extensão do cepticismo comunista/ateísta, amplamente difundido na Europa após a conclusão da Segunda Guerra Mundial.
Desta forma, capaz de dizer que a controvérsia descoberta dentro do conteúdo demonstra que a progressão católica aceitou que a melhoria capitalista ligada à dispersão das riquezas ofereceria ajuda para combater este desenvolvimento ideológico. Sendo assim, a privação de acesso ao material era um tipo de manipulação ideológica.
Leia mais sobre o golpe militar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/992230?referrer=searchResults
#SPJ3