História, perguntado por chryssilva4039, 1 ano atrás

No período 750-338 a.C., a Grécia antiga era composta por cidades-Estado, como por exemplo Atenas, Esparta, Tebas, que eram independentes umas das outras, mas partilhavam algumas características culturais, como a língua grega. No centro da Grécia, Delfos era um lugar de culto religioso frequentado por habitantes de todas as cidades-Estado.
No período 1200-1600 d.C., na parte da Amazônia brasileira onde hoje está o Parque Nacional do Xingu, há vestígios de quinze cidades que eram cercadas por muros de madeira e que tinham até dois mil e quinhentos habitantes cada uma. Essas cidades eram ligadas por estradas a centros cerimoniais com grandes praças. Em torno delas havia roças, pomares e tanques para a criação de tartarugas. Aparentemente, epidemias dizimaram grande parte da população que lá vivia.
(Folha de S.Paulo, ago. 2008 (adaptado)).

Apesar das diferenças históricas e geográficas existentes entre as duas civilizações, elas são semelhantes, pois

a) as ruínas das cidades mencionadas atestam que grandes epidemias dizimaram suas populações.
b) as cidades do Xingu desenvolveram a democracia, tal como foi concebida em Tebas.
c) as duas civilizações tinham cidades autônomas e independentes entre si.
d) os povos do Xingu falavam uma mesma língua, tal como nas cidades-Estado da Grécia.
e) as cidades do Xingu dedicavam-se à arte e à filosofia tal como na Grécia.

Soluções para a tarefa

Respondido por negrusmagister
108
Lendo o texto, podemos comparar as duas civilizações autônomas pelos "muros em seu entorno", delimitando os aglomerados dos povos nativos, assim como as cidades-estado gregas que eram independentes em suas produções, com rituais particulares, partilhando laços culturais, como a língua e costumes de guerra, com os povos ao redor.

A melhor alternativa é a "c".
Respondido por eduardospagnolo
1

Sobre as cidades-Estado da Grécia Antiga, e os vestígios de quinze cidades na Amazônia brasileira, podemos afirmar que a alternativa correta sobre essa questão está expressa na letra C).

Análise das Afirmativas sobre Grécia Antiga e Cidades do Xingu

a) Está INCORRETA, pois o texto só traz a possibilidade de epidemias terem dizimado as suas populações nas cidades da Amazônia brasileira.

b) Está INCORRETA, pois o texto não nos traz nenhuma informação sobre o modo de governo das cidades do Xingu, e nem das cidades da Grécia Antiga.

c) Está CORRETA, pois através da leitura e da interpretação do texto, podemos afirmar que possivelmente estas quinze cidades do Xingu, conectadas por estradas, e a centros cerimonias, poderiam ser autônomas e independentes igualmente as cidades-Estado da Grécia Antiga.

d) Está INCORRETA, pois não há nenhuma informação sobre a língua falada pelos povos do Xingu no texto.

e) Está INCORRETA, pois não há nenhuma informação sobre a dedicação cultural correspondente à arte e à filosofia dos povos Xingu no texto.

Saiba mais sobre "Grécia Antiga e Cidades do Xingu" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6908347

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes