Geografia, perguntado por raikafukuha, 9 meses atrás

No perfil topográfico acima, os "Planaltos e Serras de Leste-Sudeste" e o"Pantanal Mato-grossense" estão representados, respectivamente, pelosalgarismos?

Soluções para a tarefa

Respondido por candydayzy
9

Resposta:

IV e I

Explicação:

Respondido por profissa3000
3

Resposta: poe esse texto aqui q ta tudo certo , poe la no plurall

Explicação:

o relevo brasileiro tem sua formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. a erosão, por exemplo, foi provocada pela mudança constante de climas úmidos, quente, semiárido. Outros fenômenos da natureza (ventos e chuvas) também contribuíram no processo de erosão, nessa classificação o relevo brasileiro apresenta-se em:  

a) Quanto ao critério:

As classificações das macrounidades do relevo brasileiro sofreu uma evolução quanto aos critérios e métodos utilizados. A pioneira classificação da década de 40, de Aroldo de Azevedo, utilizava como critério de classificação a altimetria, sob a qual as superfícies acima de 200m seriam os planaltos e, as que estivessem entre o nível do mar até 200m seriam as planícies. A classificação de Aziz Ab’Sáber, da década de 50, adota o conceito de processo erosivo para classificar as macrounidades: planaltos são superfícies em que predomina o desgaste erosivo, enquanto planícies são aquelas em que predominam os processos de acumulação dos sedimentos. Quanto ao seu critério Jurandyr Ross associou informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes (critério geomorfoclimáticos) com informações da base geológico-estrutural do terreno e com o nível altimétrico(critério geomorfológico).  

- Critério morfoestrutural (Estrutura Geológica) Segundo as características morfoestruturais ele classificou em três níveis o relevo:  

   - considera altimetria da superfície (planalto, planície ou depressão);  

   - considera a estruturação das macro-unidades: base geológica (ex.: sedimentar, cristalino...);  

- Critério morfoclimático (Ação do clima)

  - considera os processo de intemperisticos(ganho ou perda de sedimentos):

- Critério morfoescultural (Agentes externos)

  - considera o processo de erosão.

b) quanto classificação:  

A classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross, elaborada com base em imagens de radar nas décadas de 80 e 90, possibilitou ampliar a complexidade da geomorfologia do Brasil. Ross propôs a criação de uma terceira macro-unidade além dos planaltos e planícies, as depressões; além de ter estendido para quase trinta unidades de relevo.

-Planaltos: superfícies acima de 300 metros de altitude que sofrem desgaste erosivo. Contém formas de relevo irregulares como morros, serras e chapadas.

-Planícies: é uma superfície plana, com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre.

-Depressões: superfícies entre 100 e 500 metros de altitude sendo mais planas que os planaltos(é uma superfície com suave inclinação) e mais rebaixadas que as áreas de entorno, além de sofrer desgaste erosivo  (formada por prolongados processos de erosão)e apresentar elevações residuais como inselbergs e planaltos residuais.

Planaltos: São formas de relevo elevadas e aplainadas, com altitudes superiores a 300 metros, marcadas por escapas onde o processo de desgaste é superior ao acúmulo de sedimentos. Podem ser encontradas em qualquer tipo de estrutura geológica. nas bacias sedimentares, os planaltos se caracterizam pela formação de escarpas em áreas de fronteiras com as depressões. Formam também as chapadas, extensas superfícies planas de grande altitudes. Os planaltos são chamados de "formas residuais" (de resíduo, ou seja, do que ficou do relevo atacado pela erosão). Quanto à estrutura geológica, podemos considerar alguns tipos gerais de planaltos:

Perguntas interessantes