no penúltimo parágrafo do trecho, o autor recorre à sinestesia. A)justifique essa afirmativa utilizando o referido parágrafo. B)Que efeito expressivo a sinestesia produz no texto?
Soluções para a tarefa
Olá!
Faltou que você fornecesse o trecho a que se refere a questão. Ele segue abaixo.
"E aquilo se foi constituindo numa grande lavanderia, agitada e barulhenta, com as suas cercas de varas, as suas hortaliças verdejantes e os seus jardinzinhos de três e quatro palmos, que apareciam como manchas alegres por entre a negrura das limosas tinas transbordantes e o revérbero das claras barracas de algodão cru, armadas sobre os lustrosos bancos de lavar. E os gotejantes jiraus, cobertos de roupa molhada, cintilavam ao sol, que nem lagos de metal branco."
a) O uso da sinestesia é percebido na união de três órgãos do sentido: a visão, a audição e o tato. Os elementos percebidos pela visão estão representados pelas palavras "lustrosos", "negrura", "cintilavam", "claras", "verdejantes". A audição está presente em "barulhenta". O tato está presente em "molhada".
b) O emprego da sinestesia no texto expressa um efeito de envolvimento do leitor na trama por meio da riqueza de detalhes que variam em natureza. A sinestesia, aliás, é uma marca na obra O Cortiço, de onde foi extraído o excerto.
Espero ter ajudado, um abraço! :)