Português, perguntado por joaovikhthor833, 1 ano atrás

No penúltimo parágrafo, ao empregar as palavras "idoso", "gostoso", "dengoso", "ficosos", Luís Fernando Veríssimo "brinca" com os diferentes sentidos do sufixo -oso. Considerando as diferentes possibilidades de sentido desse sufixo, o autor só não poderia acrescentar a seguinte palavra ocioso. rigoroso. esposo. horroroso. pomposo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pngustavo
84

Considerando as formas de originação das palavras, o autor não deveria utilizar, para se manter compatível com os exemplos no texto, a palavra esposo.

Observe que em todas as outras opções, quais sejam, ocioso, rigoroso, horroroso e pomposo, as palavras tem o mesmo processo de originação, ou seja, provêm de um substantivo, que é ócio, rigor, horror e pompa, respectivamente.

O termo esposo possui, portanto, uma originação diferente e é a nossa alternativa correta.

Respondido por yohannab26
1

 A única palavra que não de adequa ao sentido das palavras citadas é "esposo".

 Considerando que todas as palavras mencionadas (idoso, gostoso, dengoso, ficosos) surgiram através do processo de formação de palavras por sufixação, sendo elas derivadas de : idade, gosto, dengo, fico.

 Logo, a única palavra que não utiliza a sufixação é "esposo", sendo as outras (  ocioso, rigoroso, horroroso, pomposo) palavras derivas do radical/substantivo : ócio, rigor, horror, pompa.

 Na gramática portuguesa muitas palavras são derivadas de outras através de processos como estes: sufixação, prefixação, parassíntese. Esse processo consiste em adicionar termos no início, fim ou em ambos os lados do radical.

Para mais informações, acesse:

Sufixação: https://brainly.com.br/tarefa/18996

Anexos:
Perguntas interessantes