No passado, a taxa de fecundidade da população brasileira e mundial era muito superior a atualidade. Taxa de fecundidade é a média de filhos por mulher. >> Sobre esse assunto, leia e assinale a alternativa correta. *
Na década de 1950 a taxa de fecundidade no Brasil era de 2,5 filhos e hoje é de 1,7 filhos.
No passado a taxa de fecundidade da população brasileira era superior a 6 filhos por mulher e atualmente caiu para 3 filhos em média.
Na década de 1980 a taxa de fecundidade era de 1 filho e hoje subiu para 2 filhos por mulher.
Hoje a taxa de fecundidade da população brasileira é de aproximadamente 1,7 filhos. Essa taxa continua em queda.
Há 50 anos atrás, o Brasil teve uma taxa de fecundidade muito próxima da realidade atual.
Soluções para a tarefa
Resposta: a letra correta é a letra (C) Na década de 1980 a taxa de fecundidade era de 1 filho e hoje subiu para 2 filhos por mulher.
Explicação:
A taxa de fecundidade é uma estimativa do número de filhos que uma mulher tem ao longo da vida. Seguindo uma tendência mundial, sobretudo dos países urbanizados, a taxa de fecundidade no Brasil está em constante declínio. O país já registrou uma das mais elevadas médias mundiais de filhos por mulher, porém esse feito foi revertido com o passar dos anos.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registra uma média de 1,94 filho por mulher, estando abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher – duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que morrem antes de atingir a idade reprodutiva.
Em 1960, a taxa de fecundidade no Brasil foi de 6,3 filhos por mulher. Desde então, a redução ocorreu de forma gradativa: 1970 (5,8), 1980 (4,4), 1991 (2,9), 2000 (2,3) e, em 2006, com 2 filhos por mulher, registrou média abaixo da necessária para a reposição populacional.
Vários fatores contribuem para a queda da fecundidade, principalmente a expansão da urbanização, pois no meio rural as famílias tinham a ideia de que era necessário ter muitos filhos para ajudar nos trabalhos do campo. Os avanços da medicina e a utilização de métodos contraceptivos (preservativos, diafragma, pílula anticoncepcional, etc.) também influenciam na redução do número médio de filhos.
A educação sexual, o planejamento familiar e a grande participação da mulher no mercado de trabalho são outros aspectos que acarretaram redução da taxa de fecundidade no Brasil. Os gastos com a criação dos filhos estão cada vez mais elevados, especialmente com escolas, creches, hospitais e transporte.
Atualmente, a Região brasileira que detém a maior taxa de fecundidade é a Norte, com 2,51 filhos por mulher. Já a Região Sudeste, com 1,75, possui a menor média nacional. As Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, apresentam taxa de fecundidade de 2,04, 1,93 e 1,92, respectivamente.
As mulheres das classes média e alta, sobretudo aquelas que residem em centros urbanos, são as que possuem a menor quantidade de filhos. No entanto, essa característica está se expandindo para as demais classes sociais.
Resposta:Na década de 1980 a taxa de fecundidade era de 1 filho e hoje subiu para 2 filhos por mulher.
Espero ter ajudado!