No Parecer 11/2000, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, lê-se que: “Não se pode considerar a EJA e o novo conceito que a orienta apenas como um processo inicial de alfabetização. A EJA busca formar e incentivar o leitor de livros e das múltiplas linguagens visuais juntamente com as dimensões do trabalho e da cidadania. Ora, isto requer algo mais desta modalidade que tem diante de si pessoas maduras e talhadas por experiências mais longas de vida e de trabalho”. Com base nessa afirmação, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A EJA não se resume à alfabetização, mas se apresenta como modalidade que atravessa toda a educação básica.
b. A EJA deve priorizar os sujeitos excluídos da escola para serem alfabetizados e se prepararem para a inserção no mercado de trabalho.
c. O novo conceito da EJA em vigor na educação brasileira a considera como modalidade voltada apenas à alfabetização de jovens e adultos, para que cada um, após alfabetizado, possa se inserir em curso de capacitação de mão de obra.
d. A alfabetização de jovens e adultos não é tarefa da escola, e sim de projetos que possibilitem a essas pessoas se matricularem no ensino fundamental e trilharem seu percurso formativo escolar.
e. A EJA é produto de projetos de educação popular para inserção no mercado de trabalho nas indústrias.
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Bom dia!
a. A EJA não se resume à alfabetização, mas se apresenta como modalidade que atravessa toda a educação básica.
Correto. A EJA deve ser vista como formação integral do cidadão.
b. A EJA deve priorizar os sujeitos excluídos da escola para serem alfabetizados e se prepararem para a inserção no mercado de trabalho.
Falso. O EJA tem como função melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que, muitas vezes, já estão inseridos no mercado de trabalho.
c. O novo conceito da EJA em vigor na educação brasileira a considera como modalidade voltada apenas à alfabetização de jovens e adultos, para que cada um, após alfabetizado, possa se inserir em curso de capacitação de mão de obra.
Falso. Como visto, não há essa linha de pensamento utilitarista.
d. A alfabetização de jovens e adultos não é tarefa da escola, e sim de projetos que possibilitem a essas pessoas se matricularem no ensino fundamental e trilharem seu percurso formativo escolar.
Falso. A alfabetização de jovens e adultos é tarefa da escola.
e. A EJA é produto de projetos de educação popular para inserção no mercado de trabalho nas indústrias.
Falso, como visto. Esta é uma ideia utilitarista que vê o humano como nada mais que um produtor de riquezas materiais.
Abraços!
a. A EJA não se resume à alfabetização, mas se apresenta como modalidade que atravessa toda a educação básica.
Correto. A EJA deve ser vista como formação integral do cidadão.
b. A EJA deve priorizar os sujeitos excluídos da escola para serem alfabetizados e se prepararem para a inserção no mercado de trabalho.
Falso. O EJA tem como função melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que, muitas vezes, já estão inseridos no mercado de trabalho.
c. O novo conceito da EJA em vigor na educação brasileira a considera como modalidade voltada apenas à alfabetização de jovens e adultos, para que cada um, após alfabetizado, possa se inserir em curso de capacitação de mão de obra.
Falso. Como visto, não há essa linha de pensamento utilitarista.
d. A alfabetização de jovens e adultos não é tarefa da escola, e sim de projetos que possibilitem a essas pessoas se matricularem no ensino fundamental e trilharem seu percurso formativo escolar.
Falso. A alfabetização de jovens e adultos é tarefa da escola.
e. A EJA é produto de projetos de educação popular para inserção no mercado de trabalho nas indústrias.
Falso, como visto. Esta é uma ideia utilitarista que vê o humano como nada mais que um produtor de riquezas materiais.
Abraços!
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Resposta:
a. A EJA não se resume à alfabetização, mas se apresenta como modalidade que atravessa toda a educação básica.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO ❤❤❤
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