No Paraná, sobre a presença das comunidades quilombolas remanescentes, podemos afirmar que: *
1 ponto
Devido a presença de imigrantes europeus a escravidão no Estado do Paraná não se configurou como uma instituição que fizesse com que os negros e negras organizassem uma resistência.
No Estado do Paraná, existem várias comunidades remanescentes quilombolas; assim como em outras regiões do Brasil, a formação de Quilombos foi uma prática de resistência.
Os Quilombos no Paraná contaram com o apoio e a proteção da igreja católica.
A partir do século XIX, com a entrada de imigrantes europeus no Paraná as comunidades quilombolas foram desaparecendo, restando hoje somente vestígios dessas comunidades.
Soluções para a tarefa
Resposta nas imagens abaixo:
Sobre a presença das comunidades quilombolas remanescentes podemos afirmar que No Estado do Paraná, existem várias comunidades remanescentes quilombolas; assim como em outras regiões do Brasil, a formação de Quilombos foi uma prática de resistência.
É conhecido como uma comunidade remanescente de quilombo uma categoria de natureza social que é considerada como relativamente recente e que apresenta uma força social que apresenta no meio rural brasileiro.
Existe no Estado do Paraná várias comunidades bem como em outros locais do Brasil desde que ocorre uma formação enquanto prática para a resistência da comunidade.
Os estados brasileiros com mais quilombos remanescentes são a Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará. O Nordeste representa uma maioria da concentração por região e ainda apresentam uma tradição que marcam história.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/12624635
Espero ter ajudado.